Berlim inaugura programa inédito para o aprendizado da Música Brasileira

mysica_brasileira_em_berlim_rgbSob a iniciativa da maestrina Andréa Huguenin Botelho, surge, pela primeira vez, um programa dedicado exclusivamente ao Brasil em uma escola pública de música na Alemanha. Com três endereços no bairro berlinense de Charlottenburg-Wilmersdorf, a escola City West deu início, desde abril deste ano, a uma ampla oferta de formação musical “Esse passo é um grande avanço no estreitamento dos laços interculturais entre os dois países”, enfatiza Botelho.

A prefeita distrital alemã Dagmar König concorda: “Com a ampliação da proposta pedagógica ligada ao Brasil em nossa escola de música, queremos fortalecer as relações interculturais entre Berlim e o Brasil, trazendo para mais perto dos berlinenses a diversidade e a criatividade da Música Brasileira.” A alemã ressalta também que a City West, com a iniciativa, ainda visa se tornar um verdadeiro ‘lar musical’ para todos os brasileiros e brasileiras que vivem na região”.

O novo programa oferece aulas individuais de canto, violão, guitarra, cavaquinho, baixo e piano, assim como práticas de conjunto nas áreas de canto coral e instrumental – tudo com a temática brasileira.

Graças ao caráter público da iniciativa, as aulas individuais bem como os pequenos e grandes grupos (vocais e instrumentais) serão oferecidas a preços acessíveis ou até mesmo com uma possível gratuidade para os interessados.

O objetivo principal do programa, segundo sua idealizadora Botelho, é ser um projeto de formação musical por excelência e uma instância representativa ao divulgar a Música Brasileira de qualidade em Berlim. “Com foco em um repertório de raízes e essências, vamos construir um espaço pioneiro na transmissão e aprendizado do melhor de nossa música, em sua mais ampla expressão.”

 O programa também pretende possibilitar o intercâmbio cultural entre os países.Já desde a virada do milênio que a City West promove a divulgação da música brasileira na Alemanha: por meio do projeto pedagógico “Brasil Ensemble Berlin” (BEB), os participantes aprendem e aperfeiçoam sua técnica vocal e prática em conjunto. Formado por coral misto e banda de jazz, o BEB interpreta, portanto, há cerca de 15 anos vários estilos musicais brasileiros – com frequentes concertos. Agora, devido à ênfase reforçada no Brasil por parte da City West, o projeto ganha um setor de percussão e ainda vive uma expansão, ao unir todos os elementos do novo programa e se tornar o “cartão postal” da iniciativa perante o público.

A importância da iniciativa
A importância cultural para nosso país com a inauguração desse programa, o primeiro em uma escola pública de música na Alemanha, reflete-se nas palavras da embaixadora do Brasil em Berlim, Maria Luiza Ribeiro Viotti: “A sofisticação da música brasileira faz com que ela seja ainda mais popular entre músicos e ouvintes bem treinados do que entre ouvintes casuais. É impressionante a quantidade de instrumentistas que, em seu tempo livre, escolhem ouvir MPB, bossa nova ou nosso jazz. Por esse motivo, a criação do programa na City West é uma grande conquista, cuja missão é fazer com que cada vez mais pessoas se interessem, não apenas em ouvir, como também em tocar a música brasileira (e isso faz toda a diferença).”

Assim como Viotti, o diretor interino da City West, Josef Holzhauser, também destaca o potencial da iniciativa: “A cultura e a música do Brasil exercem um enorme fascínio sobre nós, europeus. A demanda é tão grande que decidimos inaugurar esse programa especial. Com ele, oferecemos aulas que não ocorrem em nenhum outro lugar de Berlim. Nossa meta é transmitir a música brasileira com autenticidade e foco na prática em conjunto. Acredito que a oferta irradiará a música brasileira muito além de nosso bairro. Mal posso esperar pelos concertos.”

 Uma equipe brasileira com sua expertise na Alemanha
O programa conta com os professores brasileiros de longa data na própria City West – o guitarrista Eudinho Soares e o baixista Guilherme Castro. Ambos vivem há décadas na capital alemã e possuem grande experiência pedagógica no campo da formação musical. A eles se juntam, além da cantora de jazz Elisabeth Tuchmann, também Matthias Haffner, especializado em percussão brasileira, e o renomado contra-tenor Gerson Sales.

Por trás de toda a iniciativa está a pianista, regente e educadora Andréa Huguenin Botelho. Há 20 anos fora do Brasil, ela atua na difusão da Música e da Cultura Brasileira mundo afora. Desde que passou a viver definitivamente na capital da Alemanha, em 2008, voltou sua atenção para o trabalho com falantes das línguas portuguesa e alemã. Nesse contexto, assumiu não apenas a direção artística do “Brasil Ensemble Berlin” em 2013, como também fundou em 2014 o primeiro coral infantil inserido em tal identidade bilíngue.

Foto: Divulgação