Audição com os renomados músicos da Alemanha acontece em São Paulo

orquestrafilarmonicahamburgo_felixbroedeEm continuidade à agenda de intercâmbios com músicos das principais orquestras de todo o mundo, o Instituto Baccarelli retoma, em 27 de setembro, às 10h, sua programação de masterclasses. Dessa vez, consagrados concertistas da Filarmônica de Hamburgo chegam à instituição de Heliópolis, em São Paulo, para uma manhã de aulas para alunos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, tímpanos e percussão.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais do Baccarelli, Edmilson Venturelli, esta iniciativa não se restringe aos alunos da entidade (distribuídos em diferentes núcleos musicais), sendo aberta a alunos de outras instituições. Venturelli destaca, ainda, que a masterclass é uma oportunidade única para os estudantes estabelecerem esse contato mais estreito com músicos que representam o ápice da excelência no contexto internacional da música erudita.

No âmbito da música erudita, a masterclass é uma atividade pedagógica paralela à rotina de ensaios e apresentações. Trata-se de um momento raro na vida do artista em que, numa atmosfera de camaradagem e cumplicidade entre músicos experientes e estudantes, os intérpretes sentem-se à vontade para colocar em prova conhecimentos e técnicas, compartilhando detalhes de sua personalidade musical e sua metodologia de estudo e, sobretudo, os estudantes podem assimilar as experiências acumuladas por músicos que, já atuantes e estabelecidos na cena musical, compartilham suas trajetórias.

Em sua proposta de intercâmbio pedagógico, o Instituto Bacarelli já promoveu masterclasses com orquestras e músicos os mais prestigiados da cena clássica internacional. Entre eles, as Filarmônicas de Viena e Bremen, Yo-Yo Ma, Julian Rachlin, Joshua Bell, Zubin Mehta, Emmanuel Pahud, Thomas Dausgaard, Peter Gülke, Frank Shipway, Yutaka Sado, Marin Alsop, Marcello Giordani, Katarina Andreasson, Antonio Meneses e Kim Bak Dinitzen, entre outros.

Para assistir como ouvinte, o interessado deve enviar e-mail para eventos@institutobaccarelli.org.br até três dias antes da apresentação, indicando nome completo e a atividade em que gostaria de participar.

Sobre a Filarmônica de Hamburgo
Fundada em 1828, a Filarmônica de Hamburgo está presente em quase todas as produções de ópera e de balé desta que é uma das mais importantes cidades alemãs, mantendo, além disso, uma agenda própria de concertos (cerca de 30 por temporada). Kent Nagano, diretor musical da Sinfônica de Montreal e principal regente convidado da Sinfônica de Gothenburg, assumiu, em 2015, a direção da Ópera e da Filarmônica de Hamburgo, tendo escolhido a obra “As Troianas”, de Berlioz, para o espetáculo de sua estreia no comando da orquestra.

SERVIÇO
MASTERCLASS FILARMÔNICA DE HAMBURGO
Local: Instituto Baccarelli
Endereço: Estrada das Lágrimas, 2.317 – Heliópolis, São Paulo/SP
Horário: dia 27 de setembro, a partir das 10h
Contatos: (11) 3506-4646 ou pelo e-mail contato@institutobaccarelli.org.br
Site: www.institutobaccarelli.org.br

Foto: Divulgação  Filarmônica de Hamburgo.