Computadores portáteis predominam na Alemanha

No início de 2013, 65% dos lares alemães dispunham de computadores portáteis – laptops, notebooks ou tablets. Segundo o Escritório Federal de Estatística da Alemanha (Destatis), essa proporção foi quase seis vezes maior que a do ano de 2003; nessa época, apenas 11% das casas na Alemanha dispunham de um computador portátil. Isso significa que os PCs portáteis – sendo equipamentos únicos ou adicionais – se tornaram predominantes no país ao longo dos últimos dez anos.

O mais comum é as famílias alemãs utilizarem os computadores portáteis de maneira complementar aos de mesa: no início deste ano, 33% das cerca de 40 milhões de lares da Alemanha possuíam tanto PCs portáteis como os de mesa. Quase o mesmo número de lares – 32% – se restringem apenas aos portáteis. E, indo na direção contrária à tendência, estão os que contam somente com os computadores de mesa: 20%.

Dez anos antes, no início de 2003, a maioria dos lares alemães utilizava principalmente os computadores de mesa, enquanto os portáteis tinham um papel secundário: 51% das casas se restringiam ao uso dos PCs de mesa. Apenas 8% das famílias dispunham tanto de computadores de mesa quanto portáteis, as que tinham exclusivamente os portáteis eram raras 3% do total.

CC/ Flickr/ schoschie
CC/ Flickr/ schoschie