Comissão Europeia cria Centro de Mídia Plural

A vice-presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes, anunciou no dia 7 de novembro a criação do Centro de Mídia Plural e de Liberdade de Imprensa, em Florença, na Itália.

O núcleo de mídia será gerido pelo Centro de Estudos Avançados Robert Schuman, do Instituto Universitário Europeu (EUI), que receberá € 600 mil para garantir seu funcionamento.

No Centro, serão desenvolvidas novas ideias sobre como garantir uma mídia altamente diversificada e livre, além de trabalhar para melhorar a qualidade da reflexão sobre o pluralismo dos meios de comunicação na Europa.

Segundo Neelie Kroes, “a liberdade de expressão depende em parte de uma mídia diversificada e sem censura. O novo centro tem um grande potencial para desenvolver e testar conceitos que podem enriquecer o debate público e político”.

De início, o projeto vai realizar quatro atividades específicas: investigação teórica e aplicada (trabalhando com documentos, estudos de política, e mantendo um observatório sobre o pluralismo de mídia), debates, atividades de formação (seminários acadêmicos, programas de ensino de verão) e divulgação dos resultados.

The EUI has been chosen to host the centre because of the Institute's long experience in the area of European governance. O EUI foi escolhido para sediar o centro por causa de sua longa experiência na área da governança europeia, e as atividades serão iniciadas em dezembro deste ano, com supervisão do Professor Pier Luigi Parcu.

A iniciativa faz parte do compromisso contínuo da Comissão Europeia para garantir a liberdade de imprensa na Europa, a nível nacional e regional, através de iniciativas e grupos diversificados de trabalho.

SXC
SXC