Colônia lança campanha em redes sociais sobre o melhor na cidade

Vista_de_Colynia_low_rgbO lifestyle urbano de Colônia está em alta. Prova disso é a campanha #urbanCGN Cologne Urban Lifestyle, que celebra, em grande estilo, a efervescência cultural que toma conta dessa cidade considerada a metrópole do Reno.  Com uma cena urbana bem animada, as atrações aos moradores e visitantes vão muito além de seu tradicional cartão-postal, o Kölner Dom (a catedral gótica de 1332 declarada Patrimônio da Humanidade segundo a Unesco).  Nesse leque de possibilidades, há variadas opções para todos os públicos, agradando em cheio amantes de design, moda, cultura, música, festivais e culinária.

Em termos de design de interior, que tem longa tradição em Colônia, a International Furniture Fair – IMM (16 a 22 de janeiro de 2017) é uma grande vitrine, apresentando, a cada edição, as principais tendências internacionais para o setor.  Para ter uma ideia, a dimensão desse evento se amplia ainda mais com outras iniciativas paralelas, como The Passagen, a Interior Design Week, oferecendo mais de 200 mostras de designers alemães e estrangeiros. Para completar, ainda ocorre, no mesmo período da IMM, o Design Post no distrito de Deutz: mais de 3.000 metros quadrados de exposição de peças de design.          

Não por acaso, ao se percorrer a cidade, alguns bairros são verdadeiros showroons da indústria de móveis e de design. Enquanto o Design Quartier Ehrenfeld e o Design 18/12 exibem, o ano todo, as principais tendências do segmento, o Belgian Quarter abriga um grande número de lojas-conceito, boutiques de roupas vintage e acessórios originais. Todo mês de junho, esse bairro charmoso promove o Le Bloc, evento de moda e design com desfiles, instalações, estúdios ao ar livre, concertos e muitas festas. Também durante todo o ano é possível se divertir (e comprar) em alguns mercados de pulga, nos quais os entusiastas do estilo chique urbano encontram tudo que desejam, seja no Mädelsflohmarkt (para garotas), no Nachtflohmarkt (bazar noturno) ou no Vintage Kilo Sale.

Arte e cultura
Se o assunto é arte e cultura, Colônia também esbanja atrativos para todos os públicos. Museus, filarmônica, ópera e galerias de arte oferecem intensa programação ao longo de todo o ano. Algumas áreas da cidade, porém, chamam a atenção pela grande oferta de estúdios e galerias. Durante a Kunstroute Ehrenfeld, em maio, os artistas abrem seus ateliês para os visitantes. Além disso, o Festival de Verão do distrito de Luisenviertel (junho) é famoso por promover mercado de pulgas, workshops e performances de palco. Por sua vez, o Museum für Kunst Verwandte, no Belgian Quarter, programa, frequentemente, mostras temáticas incomuns, enquanto o Kulturbunker Mülheim, na margem leste do Reno, apresenta variada programação de exposições, performances e concertos.

Fãs de arte moderna e contemporânea encontram na Art Fair, realizada durante o outono europeu, uma boa oportunidade para conhecer e admirar os trabalhos de artistas que estão despontando nesse universo.         

De olho no cinema 
Conhecida em toda a Europa por abrigar um grande número de emissoras de TV e produtoras de cinema, Colônia também tem muito a oferecer aos cinéfilos. Em julho, a Kölner Kino-Nächte exibe uma série de filmes noturnos, já a Cologne Conference (outubro) e o Cine Cologne (novembro) agradam em cheio os fãs da sétima arte com uma cuidadosa seleção de títulos.      

Música ao vivo
Mas, se o assunto é ganhar a noite e curtir música de qualidade, esta cidade alemã conta com mais de mil locais, onde inúmeras bandas se apresentam em performances ao vivo. Um dos pontos altos da cena musical de Colônia é o c/o pop festival (agosto), que reúne novos nomes e estrelas do pop mundial. Já o line-up da Week-end Fest (novembro) inclui artistas famosos e novos talentos. E se o tema é reggae, Colônia promove, há 30 anos, o maior festival europeu do ritmo, o Summerjam, que atrai cerca de 30 mil visitantes ao Fühlinger Ver no início de julho.

Para ficar a par de tudo que acontece, basta seguir a #urbanCGN e acessar o blog específico em www.visit.koeln, iniciativa do Cologne Tourist Board que mantém atualizada a agenda de eventos e as dicas para melhor explorar o que a cidade tem de melhor em cultura urbana e lifestyle.

Foto: Divulgação DZT