Censo aponta população de 80,2 milhões na Alemanha

O Destatis, Escritório Federal de Estatísticas alemão, divulgou que o mais recente Censo realizado na Alemanha revelou que a população do país era, na data de referência de 9 de maio de 2011, de 80,2 milhões de pessoas.

“Comparado ao número de habitantes até então utilizado, há 1,5 milhão de pessoas a menos na Alemanha na data de referência do Censo do que o presumido “, afirmou Roderich Egeler, presidente do Destatis, em entrevista coletiva em Berlim na última sexta-feira (31).

Em 9 de maio de 2011, cerca de 74 milhões dos 80,2 milhões de habitantes tinham a cidadania alemã, e apenas 6,2 milhões (7,7% do total) tinham cidadania estrangeira.

Em relação aos alemães, a diferença entre os dados populacionais até então utilizados (baseados em atualizações oficiais realizadas inter-Censos) e os do Censo é pequena, de 0,6%, ou 428 mil pessoas a menos. Já em relação aos estrangeiros, a diferença é significativa: de 14,9%, o que representa menos 1,1 milhão de pessoas do que o presumido.

O levantamento mostrou ainda que um total de 15 milhões de pessoas com origem imigrante vivia na Alemanha em 2011. O Censo considera pessoas com origem imigrante como todos os estrangeiros e todos os alemães que emigraram para o atual território da República Federal da Alemanha após 1955, ou que têm pelo menos o pai ou a mãe que emigrou após esse ano.

CCommons/flickr/wburris
CCommons/flickr/wburris