Café é a bebida preferida dos alemães

Foto: Pixabay.

No país da cerveja, a bebida mais apreciada é uma especialidade brasileira: o café. Dados da Agência Federal de Estatísticas (Destatis), do Instituto de Pesquisa Econômica (Institut für Wirtschaftsforschung) e do Instituto Federal de Agricultura e Alimentação (Bundesanstalt für Landwirtschaft und Ernährung), mostram que, em 2009, cada alemão consumiu em média 153 litros de café, o que corresponde a aproximadamente 400 ml por dia.

A segunda bebida mais consumida no país é a água (137 litros), seguida pelo refrigerante (117 litros). A cerveja aparece em quarto lugar, com pouco mais de 109 litros. No total, cada alemão consumiu 758 litros de bebidas em 2009: 328 litros de produtos quentes, 291 litros de gelados e não-alcoólicos e 139 litros de alcoólicos.

Sendo o café o segundo produto no ranking de exportações do Brasil para a Alemanha, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), somente no primeiro semestre de 2010, o país importou mais de US$ 495 milhões do produto brasileiro.