Brasil dá início ao Ano Internacional da Química

 O Ano Internacional da Química (AIQ) foi lançado oficialmente no Brasil nesta quarta-feira (23). No evento, realizado no Rio de Janeiro, membros da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e do Comitê Gestor do AIQ no Brasil falaram sobre a importância da química para a humanidade e relembraram algumas das grandes descobertas e avanços científicos da área.

“A Química desempenha um papel fundamental, tanto por sua posição entre as ciências naturais quanto por sua importância econômica e presença em nosso dia a dia. Sem ela, algumas conquistas jamais teriam acontecido, como os avanços no tratamento de doenças, a exploração espacial e as maravilhas atuais da tecnologia”, lembrou a o presidente da SBQ, César Zucco.

Durante o evento, a questão da falta de mão de obra no País, tanto em quantidade quanto em qualidade, recebeu destaque. “Sem profissionais preparados, entusiasmados com o que podem fazer, com o que podem criar, o Brasil poderá até ter crescimento econômico, mas não terá desenvolvimento e não criará um processo sustentável para a geração de riquezas, isso porque faltará inovação”, destacou Fernando Figueiredo, Coordenador do Comitê Gestor do AIQ no Brasil.

Ações e comemorações

Lançado mundialmente em janeiro, em Paris, o AIQ, que será comemorado ao longo de 2011, irá direcionar suas ações no Brasil ao público jovem, com o objetivo de aumentar seu interesse pela Química, divulgando as questões de educação para ciências e a pesquisa nas universidades e destacando a atuação responsável e inovadora da indústria química no País. Tudo isso com o objetivo de atrair mais profissionais para o setor.

Sob o tema “Química para um Mundo Melhor”, as comemorações no Brasil contarão com eventos e atividades de divulgação científica, como exposições, palestras, visitas monitoradas a fábricas, concursos e experimentos químicos.

O ano de 2011 celebra também o centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à cientista Marie Curie.

O AIQ é realizado no Brasil pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), pelo Conselho Federal de Química (CFQ) e suas divisões regionais (CRQs).