Bombas da 2ª Guerra ameaçam cidades alemãs

A 2ª Guerra Mundial terminou há mais de seis décadas, mas ainda há enterradas pela Alemanha inúmeras bombas não detonadas do conflito. Em fevereiro de 2009, 15 mil moradores da região central de Celle (norte da Alemanha) tiveram de deixar suas casas durante a noite porque foi achada, em uma obra, uma bomba de uma tonelada de origem norte-americana. Artefato semelhante foi encontrado perto de uma rodovia em Aschaffenburg, em 2006. Mas, neste caso, um operário bateu na bomba com a pá do trator e a detonou.


Ele morreu na hora e outras cinco pessoas se feriram. Além do veículo que causou a explosão, que ficou totalmente destruído, outros cinco foram danificados. Especialistas calculam que até 20% dos explosivos jogados pelos Aliados em bombardeios sobre o país não funcionaram corretamente e podem ainda causar danos.


Por isso, é fato realmente corriqueiro que sejam encontrados durante escavações para construções de prédios e estradas, representando um sério problema para a construção civil. Em Hamburgo, cidade que sofreu 242 ataques aéreos na guerra, calcula-se que haja cerca de 3 mil bombas espalhadas pelo chão. O resultado é que somente em 2008 houve 2711 pedidos para que autoridades vistoriassem obras com detectores especiais para garantir sua segurança.


Além de serem uma perigosa lembrança dos tempos de guerra, as bombas não detonadas questão representam um problema econômico para a cidade. Políticos e empresários debatem quem deve pagar pela detecção e remoção: o governo ou os donos dos terrenos.

sxc
sxc