Benjamin Constant promove festival de xadrez

CC Pixabay SteenJepsenUm acontecimento especial marcará o feriado de Páscoa do Colégio Benjamin Constant. É o III Festival SP Open de Xadrez 2016, a ser realizado na sede da escola, no período de 24 a 27 de março.  Os jogadores disputarão o prêmio de R$ 12 mil.

O Festival é integrado por dois torneios. O primeiro é o IV’SP Open Clássico Sub 2300, que ocorrerá no período de 24 a 27 de março. Ele será disputado em dois grupos separados, ambos em sete rodadas: IV SP Open Clássico Grupo A (Sub2300) e IV SP Open Clássico Grupo B (Sub 2050). Válido para o ranking internacional, é aberto para jogadores com rating Fide abaixo de 2300 e jogadores sem rating.

Batizado de III Torneio Escolar SP Open Juniors, o segundo torneio se dividirá em quatro categorias, de acordo com o ano em que os participantes estão matriculados na escola. A Categoria A abrigará alunos do 1º ao 3º ano do Fundamental, a Categoria B, estudantes do 4º ao 6º ano, Categoria C, alunos do 7º ao 9º, e categoria D, estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Cada uma dessas categorias divide-se, por sua vez, em Absoluto (de participação livre) e Feminino. “É no Escolar que haverá maior participação dos alunos do Colégio, os quais aguardam com muito entusiasmo esse grande acontecimento, capaz de promover o nome da nossa escola”, assinala Magda von Galen, diretora do Colégio Benjamin Constant.

Os torneios são todos realizados pelo sistema suíço, em que todos os participantes jogam um número pré-estipulado de rodadas, sem haver eliminações, semi-finais e finais. A classificação final é dada pela soma dos pontos alcançados nas rodadas realizadas

O Festival é organizado pelo grande mestre Krikor Sevag Mekhitarian e pelo mestre internacional Evandro Amorim Barbosa, atualmente campeão e vice-campeão brasileiros de xadrez. Barbosa receberá ainda neste semestre o título de grande mestre. A ideia deles foi colher os melhores aspectos de diferentes torneios em que participaram pelo mundo e oferecer um torneio nesses moldes aqui em São Paulo. O diferencial do III Festival SP Open de Xadrez em relação às competições internacionais é que reúne jogadores amadores e não a elite do xadrez do País em que está sediado.  

O professor de xadrez do Colégio Benjamin Constant, Christian Claudius Ferreira van Riemsdijk, árbitro da Federação Internacional de Xadrez (Fide), auxilia os dois mestres nos aspectos técnicos (regulamento) da prova.

Serviço:

Evento: III Festival SP Open de Xadrez 2016
Data: 24/3 a 27/3
Local: Colégio Benjamin Constant (rua José Antonio Coelho, 56, Vila Mariana, São Paulo)

Foto: CC Pixabay SteenJepsen