Bayer promove doação de sangue canino

 low_sanim-vet-unidade-myvel_caes_rgbNa semana em que se comemora o Dia Internacional dos Animais, 4 de outubro, a Bayer, por meio de sua unidade de Saúde Animal, em parceria com as ONGs AMPARA e Arca Brasil, promove uma ação para conscientizar o público sobre a importância da vitalidade animal.

O Dia do Bem-Estar Animal tem como objetivo reforçar que todos os animais, sejam de companhia ou de fazenda, merecem e devem receber cuidados básicos que respeitem, atendam e satisfaçam as suas necessidades. Por isso, nos dias 07 e 08 de outubro, das 10h às 16h, no espaço canino do parque Villa-Lobos, em São Paulo, acontece essa ação da empresa, focada na doação de sangue animal, além de diagnósticos de doenças. O atendimento será gratuito e as vagas são limitadas.

Durante os dois dias, o Banco de Sangue Veterinário SANIM VET, em parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi, realizará exames gratuitos de doenças nos pets. O instituto conta com a primeira unidade móvel de coleta de sangue na América Latina e trará esse veículo para o Villa-Lobos. A iniciativa pretende alertar sobre uma das doenças que mais matam cachorros no mundo, a Leishmaniose.

Para participar, é necessário que o cão pese mais de 25 kg, tenha entre 1 e 7 anos, esteja clinicamente saudável, mantenha temperamento dócil, esteja vacinado e vermifugado (comprovado via carteira de vacinação), não tenha pulgas e carrapatos, não tenha passado por procedimento cirúrgico nos últimos dois meses e não esteja no período de gestação.

O Banco tem a função de oferecer sangue para a realização de transfusão sanguínea de cães, com a tecnologia de processamento das bolsas e separação dos hemocomponentes.

Toda a quantidade colhida durante a ação será encaminhada para o SANIM VET para posterior doação aos animais que estiverem realizando acompanhamento especializado e necessitarem de transfusão. Para fazer a solicitação, basta o médico veterinário enviar uma mensagem para contato@sanimvet.com.br, sendo a distribuição gratuita limitada à captação realizada no dia do evento.

Uma das vantagens dos cães serem doadores é a realização dos exames laboratoriais, como hemograma completo, perfil bioquímico e sorologia para as principais doenças transmitidas por vetores, além de salvar a vida de outros cachorros. De acordo com o professor Márcio Moreira, da Universidade Anhembi Morumbi, uma bolsa de sangue salva no mínimo três vidas. Mas esse é um fator variável, por depender do tamanho do cão receptor.

“No dia da ação, antes de doar sangue, o cachorro passará por exame físico e clínico gratuito, além de fazer um check up de oito diferentes tipos de exames. Ou seja, além de realizar uma ação solidária para salvar outros animais, o cão receberá um atendimento veterinário personalizado, com indicadores importantes para qualificar a sua saúde“, destaca Moreira.

“Muitas vezes os donos não sabem sobre a importância da prevenção de vetores, como pulgas, carrapatos e mosquitos, e que estes trazem riscos não apenas ao pet, mas também para toda a família”, ressalta Ana Leticia Gulin, gerente de produtos da Saúde Animal da Bayer.

Serviço
Dia do Bem-Estar Animal

Data: 7 e 8 de outubro de 2016
Local: Espaço canino no Parque Villa-Lobos
Endereço: Avenida Queiroz Filho, s/n – Alto de Pinheiros – Portão 1 (entrada do DETRAN)
Horário: das 10h às 16h
Todos os cães que realizarem a doação de sangue ganharão um kit composto por produtos da Bayer e petiscos caninos
Atendimento gratuito e vagas limitadas

Foto: Divulgação Bayer