BASF estabelece novo marco em nutrição animal

CachorroComo a primeira empresa a comercializar uma fitase – enzima que atua liberando nutrientes vitais com uma grande estabilidade, resultando em benefícios econômicos e ambientais – para nutrição animal há quase 25 anos, agora a BASF estabelece um novo padrão nesta tecnologia: o Natuphos E.

Ajudando aves e suínos a utilizarem melhor o fósforo e outros nutrientes importantes como proteínas, cálcio e energia, a tecnologia em fitase da empresa traz uma ampla gama de benefícios para a indústria de alimentação animal.

A maior parte do fósforo nos grãos e sementes oleaginosas está ligado ao ácido fítico, um fator antinutritivo encontrado nos alimentos. O fósforo complexado ao fitato é dificilmente utilizado por aves e suínos, e é, portanto, perdido como um potencial nutriente e excretado. Como resultado, os produtores precisam complementar a alimentação, seja com fosfatos inorgânicos ou fitases muito eficazes, para garantir que os animais sejam adequadamente supridos com as quantidades essenciais requeridas de fósforo mineral.

“A nova geração de fitase Natuphos E foi desenvolvida com base na longa experiência e expertise da BASF e garante uma rápida e eficiente liberação do fósforo complexado com o fitato e de outros nutrientes valiosos. Como resultado, fabricantes de ração e produtores se beneficiam de uma considerável redução de custos devido à uma dieta mais nutritiva”, explica Joana Kaori Yamazaki, gerente sênior de Nutrição Animal da BASF.

Além de tornar o fósforo complexado ao fitato acessível aos animais, o Natuphos E também libera outros nutrientes associados, fazendo com que a digestão do alimento seja mais eficiente. Isso leva a uma menor excreção de fosfato não digerido, reduzindo a eutrofização e, consequentemente, impactando positivamente no meio ambiente. “Todos estes grandes atributos, que foram construídos nos nossos 25 anos de experiência em fitase, estão refletidos em nosso slogan Natuphos E: Eficiente pela Experiência” diz Yamazaki.

A nova tecnologia possui estabilidade superior à peletização e em premixes – mistura de micronutrientes essenciais para o perfeito desenvolvimento das aves – aliada a um longo shelf-life (prazo de validade) “Além disso, testes realizados comprovam a excelente resistência do Natuphos E à pepsina no estômago dos animais. Mesmo em condições de pH adversas, ele possui alta atividade no trato gastrointestinal de suínos e aves”, acrescenta a gerente sênior.

A BASF apresentou sua nova enzima para nutrição animal Natuphos E na IPPE, em Atlanta, Estados Unidos, a maior exposição anual mundial de avicultura, rações e tecnologia de carnes, que ocorreu de 26 a 29 de janeiro.

Foto: CC/Pixabay/Chiemsee2016