Aumento do desemprego entre jovens preocupa OIT


Altas taxas de desemprego entre jovens é um problema que atinge países em desenvolvimento há tempos, mas atualmente, a situação tem piorado no mundo inteiro devido à crise financeira e econômica.



De acordo com o último "Relatório Mundo do Trabalho 2012" da Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2007 o número de jovens desempregados aumentou em 80% das economias desenvolvidas, e em torno de dois terços das nações em desenvolvimento.



A OIT calcula que, em todo o mundo, haja 75 milhões de jovens sem emprego, cerca de 40% do total de pessoas sem ocupação. Além disso, a taxa de desemprego entre os jovens de 15 a 29 anos é o triplo da verificada entre os adultos.



Situação no Brasil



Apesar de apresentar melhores condições que países europeus, o Brasil ainda tem de progredir no que se refere à oferta de oportunidades de trabalho para a juventude, avaliou a diretora do Escritório da OIT no Brasil, Lais Abramo.



“O Brasil tem avançado muito na redução da pobreza e isso tem reflexos na redução do desemprego. Contudo, o desemprego dos jovens é muito maior do que no caso dos adultos. Apesar de essa situação ser favorável, ela não é suficiente para a juventude”, explicou a diretora durante o Fórum Nacional Trabalho Decente para os Jovens.



O evento, que vai até amanhã (4), é uma iniciativa da OIT, da Secretaria Nacional de Juventude e do Ministério do Trabalho e reúne cerca de 70 pessoas, entre representantes do governo, de empregadores, de trabalhadores e de organizações ligadas aos jovens.



Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, a diretora destacou também a precariedade do trabalho como um dos principais problemas observados no Brasil. Segundo ela, essa questão "é ainda mais grave no caso das jovens mulheres, das negras, dos negros em geral, e dos jovens que vivem na zona rural" e exige políticas ativas e estratégias para se alcançar uma solução.



Ainda, a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, ressaltou que o trabalho decente é uma das principais demandas dos jovens. “O fórum se realiza em um momento especial em que a juventude ganha mais espaço. Saímos da Conferencia Nacional de Juventude, ocorrida em dezembro, e esse tema foi muito forte como uma das demandas”.



*Com informações da Agência Brasil

SXC
SXC