Atletas do Futuro confirmados nas Paralimpíadas Rio 2016

Atletas-doFuturo-Coletiva-ECP-ParalimpiadasO Esporte Clube Pinheiros confirmou nesta segunda (18) os atletas que defendem as cores do clube na iniciativa Atletas do Futuro e estarão nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. São eles: André Brasil (natação), Alan Fonteles (atletismo) e Cláudia Santos (remo). “Hoje estamos aqui, em condições de disputar importantes campeonatos e as Paralimpíadas. O apoio e investimento das empresas foram fundamentais para termos a estrutura de um clube como o Pinheiros e grandes profissionais do esporte nos dando suporte”, diz Santos.”

A iniciativa Atletas do Futuro – Fundo Paraesportivo Brasil-Alemanha, é promovida pelo Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha (ISCBA) em parceria com o Esporte Clube Pinheiros. Seu objetivo é unir os esforços de empresas e instituições alemãs e brasileiras para desenvolver o paraesporte brasileiro, incentivar a formação esportiva e contribuir para a inclusão social e capacitação profissional de pessoas com deficiência.

Fazem parte da iniciativa dezoito atletas, entre esportistas de alto rendimento e novos talentos em desenvolvimento. De um lado, o projeto fomenta a preparação para as grandes competições nacionais e internacionais, sobretudo as Paralimpíadas Rio 2016. De outro, foca no desenvolvimento de jovens destaques do esporte. Em ambos os grupos, a iniciativa trabalha a inclusão social e profissional dessas pessoas com deficiência, abrindo caminho para um futuro pós-carreira com bases qualificadas para o mercado de trabalho.

Iniciada no primeiro semestre de 2014, a ação conta com o patrocínio de empresas de origem alemã e brasileira por meio de projetos do Esporte Clube Pinheiros via Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O ISCBA promove a iniciativa junto às empresas e instituições e o Pinheiros é responsável pela gestão esportiva dos atletas. Os investimentos das empresas patrocinadoras são utilizados para a compra de material esportivo, uniformes e equipamentos, manutenção, conservação dos locais de treinamento, pagamento de equipe técnica, viagens e competições.

Entre os benefícios oferecidos aos atletas além da parte esportiva estão a assistência hospitalar, a assistência em próteses e órteses, cursos de inglês e cursos e apoio para desenvolvimento profissional. “É muito bom contar com instituições que acreditam e investem no paraesporte. A iniciativa Atletas do Futuro ajuda a quebrar barreiras e preconceitos e mostra que o esporte é para todos, serve de exemplo para várias outras empresas e como atleta, fico muito feliz em ver todo esse investimento na minha imagem e carreira, além de ajudar a promover o esporte paralímpico”, disse o medalhista Alan Fonteles.

São patrocinadores da iniciativa as seguintes empresas: Lanxess, HamburgSüd, thyssenkrupp, Volkswagen, Demarest Advogados, Allianz Seguros, Mercedes-Benz, Hochtief, Huesker e Evonik. Como parceiros, o projeto conta com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e a Ottobock, com suporte médico e de manutenção de próteses e órteses, além da parceria com o Instituto da Oportunidade Social, direcionada à qualificação e inclusão profissional dos atletas, e com o iSocial, consultoria especializada em colocação e recolocação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo e o Consulado Geral da República Federal da Alemanha de São Paulo são apoiadores institucionais.

Para mais informações sobre o Atletas do Futuro, acesse www.atletasfuturo.com.br.

Foto Destaque: CC/Pixabay/Hans

Foto: Divulgação ISCBA