Astronauta alemão é promovido para comandante da ISS

Alexander GerstAlexander Gerst, um astronauta alemão, foi promovido para comandante da Estação Espacial Internacional (ISS). Essa informação foi anunciada pela Agência Espacial Europeia (ESA), durante a visita da Chanceler Federal da Alemanha, Angela Merkel, no Centro Espacial europeu em Colônia, no último dia 18 de maio. A chanceler parabenizou Gerst pela conquista e o chamou de “embaixador do espaço”.

O astronauta tem 40 anos e já concluiu uma missão de longa duração, de maio a novembro, em 2014, na ISS. Durante três meses, Gerst será o primeiro alemão a assumir a função de comandante da Estação Espacial Internacional, em 2018.

O Ministro Federal das Relações Externas da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, também parabenizou Gerst nas mídias sociais: “Os meus parabéns ao nosso astronauta Alexander Gerst”.

O Centro aeroespacial alemão (DLR) é o encarregado do Governo Federal para o planejamento e a implementação do programa espacial da Alemanha e pela cooperação com a ESA. Anualmente, o Governo Federal fornece mais de um bilhão de euros em pesquisa no campo aeroespacial. Através desse incentivo, a Alemanha visa ampliar a liderança na pesquisa e na tecnologia espacial e melhorar a competitividade das empresas alemãs no mercado europeu e global.

Foto: CC/Flickr/re:publica/Gregor Fischer