Apenas 14% dos alemães são saudáveis, diz estudo

Um estudo realizado pelo Instituto de Esportes da Universidade da Colônia revelou um dado preocupante sobre o estilo de vida dos alemães: apenas 14% da população é saudável. Para se chegar a essa conclusão foram analisados aspectos como a atividade física dos entrevistados, assim como a qualidade de suas dietas, o consumo de álcool, tabagismo e nível de stress.


Segundo a pesquisa, cerca de 50% das pessoas não seguem uma dieta equilibrada e mais de 25% consomem álcool e tabaco em quantidades abundantes.


Já a maior incidência de pessoas saudáveis está no estado de Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, no nordeste da Alemanha, onde 20% da população foi aprovada em todos os quesitos avaliados. No fim da lista encontram-se o estado da Renânia do Norte-Vestfália e Berlim, cuja taxa de fumantes chega a 33,5%.


Em relação à prática de atividade física regular, mais de 40% da população é considerada inativa. Isso significa que elas não cumprem as recomendações mínimas da Organização Mundial da Saúde (OMS) de fazer exercícios moderados durante meia hora, cinco dias por semana.


Para Ingo Froboese, professor do Instituto de Esportes da Universidade da Colônia, a promoção da saúde precisa ser pensada em todas as esferas da vida social.


“É preciso começar pelo planejamento urbano e regional em matéria de políticas sociais e de transporte para as escolas e jardins de infância. Temos de organizar nosso mundo para que possamos viver nele de forma saudável”, afirmou.

Rebekka Brather
Rebekka Brather