Ano da Alemanha no Brasil: mais de mil eventos realizados


Com o mote “onde as ideias se encontram”, a iniciativa alemã foi encerrada no final de semana de 24 e 25 de maio e alcançou o objetivo de apresentar uma autêntica e moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como foco principal. Sua mensagem mostrou como uma parceria confiável e inovadora com o Brasil, que já funciona há décadas, pode oferecer soluções para questões do futuro nas áreas econômica, cultural e científica, sob as bases da confiança mútua e valores agregados.


Em um ano, mais de mil eventos foram realizados em 100 cidades brasileiras, ampliando a visibilidade da iniciativa para todas as regiões do Brasil. Foram atrações artísticas, musicais, culturais, esportivas, econômicas, científicas e de sustentabilidade.


Entre as cidades que receberam esses eventos estão: São Paulo, Ribeirão Preto e Vinhedo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre e  Três de Maio (RS), Vitória (ES), Brasília (DF), Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Cuiabá (MT), Florianópolis e Blumenau (SC), Curitiba e Londrina (PR), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Campina Grande (PB), Natal (RN), Teresina (PI) e São Luiz (MA). 


Essas e outras atividades puderam, ao longo desse ano, demonstrar a força e o vigor das relações bilaterais dos países. Em um cenário em que a Alemanha é o quarto mais importante parceiro econômico do Brasil, e que possuem um acordo de cooperação internacional desde 2001, foi importante também aprofundar os laços e a percepção do povo brasileiro sobre a proximidade dos dois países.

Guido Baumann
Guido Baumann