Angela Merkel tem maior popularidade desde 2009

De acordo com uma análise do Instituto Forsa, elaborada a pedido da revista alemã Stern, a taxa de aprovação da chanceler Angela Merkel aumentou 2 pontos desde o final de dezembro passado, alcançando 64 pontos em uma escala de confiança de 0 a 100.

Este é o nível de popularidade mais alto desde sua reeleição em 2009, quando o partido de Merkel, União Democrata-Cristã (CDU, na sigla em alemão) formou coalizão com o Partido Liberal Democrata (FDP).

No entanto, a pesquisa aponta que os eleitores alemães estão cada vez mais preocupados com o apoio da chefe de governo aos empréstimos à Grécia.

Em relação aos prováveis candidatos ao posto de primeiro-ministro das próximas eleições, Peer Steinbrueck e Frank-Walter Steinmeier, Merkel aparece 8 pontos a frente. A aprovação do ministro da Economia de seu governo, Phillipp Roesler, do FDP, também sofreu leve aumento em relação a dezembro, chegando a 31 pontos.

Entre os partidos, o CDU obteve a aprovação mais alta, com 38 pontos, o mesmo valor do mês de dezembro, enquanto o Partido Social Democrata (SPD) ficou com 26 pontos e o Partido Verde com 14 pontos. O FDP passou de 2 para 3 pontos.

A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (29), entrevistou cerca de 1 mil alemães entre os dias 22 e 23 de fevereiro.

Creative Commons/ World Economic Forum
Creative Commons/ World Economic Forum