Alemão é novo presidente do Parlamento Europeu


Nesta terça-feira (17), o alemão Martin Schulz, do Partido Socialista Europeu (PSE), se tornou o novo presidente do Parlamento Europeu, mandato vigente até julho de 2014.



O social-democrata foi eleito por maioria absoluta com 387 dos 670 votos válidos no primeiro turno e substitui o conservador polonês Jerzy Buzek, do Partido Popular Europeu. Os seus opositores, os britânicos Diana Wallis (ALDE) e Nirj Deva (ECR), obtiveram respectivamente 141 e 142 votos válidos.



A vitória de Schulz já era prevista por conta de um pacto legislativo assinado em 2009 entre o Partido Popular Europeu e os social-democratas, com o intuito de dividir a presidência do Parlamento durante os próximos 5 anos.



O novo presidente é membro da Eurocâmara desde 1994. Ele foi um dos líderes que se posicionou contra a criação da dupla sede do Parlamento Europeu, em Bruxelas e Estrasburgo, pelo custo elevado da manobra.



Em discurso realizado após a votação, Schulz, que acredita na força do euro e na unidade do bloco europeu para a superação da crise econômica, declarou que o Parlamento é o lugar onde os interesses do povo são defendidos.



“Os nossos interesses não podem mais ser separados dos defendidos por nossos vizinhos. Entendemos que a União Europeia não é um jogo de soma zero, em que uma pessoa tem que perder para que outro possa ganhar. Ou todos nós perdemos ou todos nós ganhamos. A base fundamental para isso é o método comunitário. Não é uma concepção tecnocrática, mas o princípio de tudo o que a União Europeia representa”.



O resultado das votações para vice-presidente e questores do Parlamento Europeu deve estar disponível até a manhã de quarta-feira (18).

© European Union copyright
© European Union copyright