Alemanha traz programação de turismo temático até 2020

Dessau_Bauhaus_neuQuando o assunto é turismo, a Alemanha só tem a comemorar. Pela sexta vez consecutiva, o país ultrapassou seu próprio recorde de visitantes. As informações são da CEO do DZT – Centro de Turismo Alemão, Petra Hedorfer. “O país se estabeleceu, nos últimos anos, como um dos destinos mais atraentes da Europa, com cerca de 80 milhões de pernoites”, diz. Uma das razões para o sucesso são as campanhas temáticas nacionais, que têm por objetivo atrair a curiosidade dos turistas. Anunciados anualmente, são eventos e jubileus que realçam a diversidade alemã e sua inegável relevância cultural e histórica.

Nesse sentido, a instituição anunciou, recentemente, os temas que serão trabalhados nos próximos quatro anos, até 2020. Da culinária à vanguarda, da reforma luterana ao aniversário de Ludwig van Beethoven, todas têm em comum a celebração do espírito alemão.

2017: “Lutero 2017 – 500 anos da Reforma”
Mais de 800 milhões de protestantes pelo mundo estão ligados à herança da reforma liderada por Martinho Lutero. Tamanha importância inspirou o DZT a criar a década Lutero no turismo cultural, iniciada em 2008. Em 2017, sua figura será a de um embaixador da modernidade alemã. Como destaque da programação, as oito “Rotas de Lutero”, que mostram locais que marcaram sua vida e trajetória. Há, também, produtos culturais, como as exposições na galeria Documenta 14 (que acontece de 10 de junho a 7 de setembro, em Kassel) e o evento IGA 2017 (13 de abril a 15 de outubro, em Berlim).

2018: “Alemanha Culinária”
A Alemanha oferece aos seus visitantes uma diversidade incrível de experiências culinárias, com mais de 250 restaurantes estrelados que garantem degustações do mais alto nível. De restaurantes rústicos a experiências gourmets, todos compartilham da autenticidade e dos sabores nacionais. Em 2018, o tema inclui produção de curtas-metragens sobre a gastronomia de cada Estado para compartilhar suas tradições, dentro e fora do país.

2019: “100 Anos Bauhaus”  
A partir de 1919, uma nova síntese de arte, design, arquitetura e construção comercial tornou-se a base de toda a vanguarda do modernismo clássico. Trata-se do movimento Bauhaus, liderado por Walter Gropius, e que levou para o mundo inteiro ideias saídas de Weimar, Berlim e Dessau – em 1996, o Edifício Bauhaus (em Dessau) tornou-se Patrimônio Mundial da Unesco. Em cooperação com a AG Bauhaus, o DZT comemora o centenário com uma campanha internacional que tem como objetivo encantar os apaixonados por cultura interessados em visitar o berço do movimento.

2020: “250 anos de Ludwig van Beethoven”         
Em 1770, em Bonn, nascia um dos maiores gênios da música. Como um dos principais representantes do classicismo vienense e precursor do romantismo que influenciou a Alemanha, Ludwig van Beethoven criou sinfonias, concertos, música de câmara e canções que pertencem tanto ao repertório fixo de salas de concerto quanto ao imaginário coletivo mundial. O DZT comemorará seu aniversário em parceria com sua cidade natal.

Foto: Divulgação DZT