Alemanha oferece ajuda a vítimas da chuva no RJ

O governo da Alemanha enviará ajuda financeira aos municípios castigados pelas chuvas dos últimos dias na região serrana do Rio de Janeiro. O país ofereceu € 150 mil em assistência médica e doações de produtos de primeira necessidade, como barracas e cobertores.


Até o momento, mais de 600 mortes já foram confirmadas e ainda há pessoas desaparecidas nos cinco municípios atingidos. Representantes da Alemanha enviaram telegramas de condolências a autoridades do Governo brasileiro.


O Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, telefonou na última sexta-feira (14) para o seu colega de pasta, Antônio Patriota, e conversou sobre a possibilidade de importação da tecnologia alemã para ajudar nas medidas de prevenção de catástrofes naturais no futuro. Westerwelle ainda lamentou, em mensagem a Patriota, o grande número de mortos e o volume de danos provocados pelas intensas chuvas.


A Chanceler Federal Angela Merkel enviou uma carta à presidente Dilma Rousseff expressando o apoio do seu país ao Brasil. “A Alemanha encontra-se ao seu lado e está disposta a prestar ajuda onde quer que ela seja necessária”, disse.


O Chefe de Estado da Alemanha, Christian Wulff, também enviou uma mensagem de solidariedade à presidente. “Partilhamos a sua esperança de que muitos dos desaparecidos ainda possam vir a ser resgatados ilesos e desejamos uma rápida recuperação aos feridos”.

Valter Campanato/ Agência Brasil
Valter Campanato/ Agência Brasil