Alemanha inicia campanha “Eu quero Europa”


“Em meio a toda a polêmica e apesar de procurar o melhor caminho, devemos nos lembrar de uma coisa: a Europa não é apenas uma questão da mente, a Europa é e continuará a ser uma coisa do coração. A Europa é o nosso futuro”. Assim a chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, deu início a uma nova campanha em prol do Velho Continente, iniciativa conjunta de onze fundações alemãs, sob patrocínio do presidente alemão, Joachim Gauck.

Com o slogan “Eu quero Europa”, a iniciativa promoverá, na TV, nas rádios e nas mídias impressa e online, a ideia de uma Europa forte. Personalidades conhecidas da política, esporte, cultura e sociedade e cidadãos comuns atuarão como embaixadores, explicando o que os conecta com a Europa e por que atuam em favor do contiente.

A campanha acontece em um momento em que a crise financeira e econômica tem determinado a ação política do continente, fazendo com que os cidadãos percam a confiança no projeto europeu. De acordo com uma pesquisa realizada pela YouGov, em julho deste ano, 60% dos alemães estão pessimistas quando se trata do futuro da União Europeia.

Para Angela Merkel, é importante que as pessoas falem de seus bons exemplos. “É impressionante. Eu falo com a população sobre nosso compromisso e as pessoas retribuem publicamente. Afinal, Europa somos todos nós”, ressalta.

As onze fundações participantes desenvolveram a campanha a partir de uma combinação de diferentes mídias, cujo principal objetivo será o de neutralizar a perda de confiança no projeto europeu. Além das ferramentas tradicionais, como curtas-metragens e anúncios com os embaixadores, a campanha utilizará uma plataforma online (www.ich-will-europa.de), que permitirá que toda e qualquer pessoa conte a sua história pessoal com a Europa.

Ladeando as atividades de publicidade e online, também serão realizadas palestras, seminários e conferências, em cooperação com o Ministério alemão das Relações Exteriores e as fundações participantes.

SXC
SXC