Alemanha foca na integração dos imigrantes

“A Alemanha deve se tornar uma terra de oportunidades”, afirmou Maria Böhmer, Secretária de Estado de Imigração da Alemanha, durante a apresentação do oitavo relatório sobre a situação dos imigrantes que vivem no país ao Gabinete Federal Alemão. O documento é referente ao período compreendido entre março de 2008 e março de 2010.


A Secretária reconheceu que algum progresso foi realizado nas áreas de educação e formação profissional dos imigrantes – entre 2005 e 2008 o nível de escolaridade dos mais jovens aumentou sensivelmente –, mas que a situação da maior parte deles no mercado de trabalho e na área educacional ainda é dramática. Segundo ela, nos próximos anos a Alemanha deverá focar nesses dois pontos chave para garantir a integração dos estrangeiros que vivem no país.


O aprendizado da língua é apontado como uma das principais dificuldades para a adaptação. “Os pais devem incentivar seus filhos a aprender alemão. Bons conhecimentos da língua são um pré-requisito para o sucesso na educação em nosso país”, afirmou. Para que as crianças aprendam desde cedo a se familiarizar com o idioma, Maria pretende fazer com que o jardim de infância se torne gratuito no país, já que, hoje, a maioria das crianças estrangeiras só começa a aprender a língua quando entra na escola.


Em 2008 mais de 15 milhões de alemães com ascendência estrangeira moravam no país, representando quase um quinto da população. Desse grupo, apenas 8,3 milhões possuíam a nacionalidade alemã.

SXC
SXC