Alemanha comemora Dia da Unidade Alemã

“Há 23 anos eu estive nos degraus da frente do edifício do Reichstag, e nesse mesmo dia, lembro-me do Sino da Liberdade tocando enquanto a bandeira da unidade era içada à meia-noite. Isso marcou o fim de um período emocionante, da revolução pacífica do outono de 1989 até o dia da unificação. Para mim, aquele foi o tempo mais feliz da minha vida”.

As palavras são do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, em seu discurso por ocasião do Dia da Unidade Alemã, comemorado neste dia 3 de outubro. Em 2013, a cerimônia central e uma grande festa popular foram realizadas em Stuttgart, sob o tema “Juntos somos únicos”.

“Hoje, olhamos para o que fomos capazes de fazer e nos sentimos orgulhosos do que alcançamos desde então: alemães do leste, alemães do oeste, novos alemães – todos, neste país, juntos aos amigos e parceiros na Europa e no mundo. Hoje, a Alemanha unificada é uma usina econômica que é respeitada no mundo todo e chamada a desempenhar seu papel. É aberta, diversa e tem confiança no futuro. Nossa democracia é vibrante e estável. A Alemanha desenvolveu um modelo social que incentivou os cidadãos a se identificarem fortemente com o país. Tudo isso são razões para alegria”, destacou Gauck.

A amizade da Alemanha com o mundo foi ressaltada pela chanceler alemã, Angela Merkel,em sua fala. “Quando falamos que juntos somos únicos, isso mostra também que a Alemanha tem uma grande tarefa no mundo. A Europa olha para nós, o mundo olha para nós e também se admira um pouco de como conseguimos, a partir de sistemas completamente diferentes, crescermos juntos. Tivemos muito apoio e, portanto, queremos retribuir esse apoio no trabalho por uma Europa unida, no trabalho por um mundo mais justo”, pontuou a chefe de governo.

Bundesregierung/Reineke
Bundesregierung/Reineke