adidas produz camisas a partir de plástico retirado dos oceanos

453492_v2A adidas e a Parley for the Oceans revelam os primeiros produtos de futebol criados de resíduos plásticos retirados dos oceanos. As camisas foram usadas por Bayern de Munique contra TSG 1899 Hoffenheim no dia 5 de novembro, enquanto Real Madrid joga contra Real Sporting de Gijón no dia 26 do mesmo mês.

Feitas a partir de detritos de plástico marinho e com impressões ambientalmente amigáveis e a base de água, a camisa do Real Madrid é inteira branca e a do Bayern inteira vermelha, com os logos dos clubes, as três listras da adidas e as marcas dos patrocinadores na mesma cor das camisas.

O Ocean Plastic usado foi criado a partir dos resíduos de poluição marinha interceptados pelas ações de limpeza feitas pela Parley nas áreas costeiras das Maldivas. Para refletir a história exclusiva da camisa e o compromisso com os oceanos, os dois clubes e patrocinadores concordaram em não ter os logos visíveis para tornar as camisas o mais sustentável possível.

O design único também contém inserções de malhas dentro das mangas para melhorar a ventilação, uma fita atrás do pescoço com a mensagem “For the Oceans” (“Para os oceanos”, em livre tradução) e um rótulo da parceria entre as instituições com um chip NFC, que oferece mais informações para os consumidores.

“É um prazer participar dessa jornada e ter a oportunidade de usar o conjunto adidas x Parley em campo pela primeira vez. Como todas as nossas ações derivam dos oceanos, é muito importante que a gente faça o que pode para salvá-los. Usar o conjunto feito a partir de resíduos reciclados é uma oportunidade fantástica para conscientizar sobre a necessidade de proteger e preservar nossos oceanos. Eu sei que isso é o começo de algo muito especial”, comenta o meio-campista do Bayern de Munique, Xabi Alonso.

“Por ter crescido no Rio de Janeiro, sempre estive próximo do oceano e tenho muitas memórias boas de brincar na praia quando criança. É incrível fazer parte desse projeto e saber que o clube que eu amo está fazendo a diferença para ajudar a manter os oceanos limpos”, afirma Marcelo, zagueiro do Real Madrid.

As camisas adidas x Parley Bayern de Munique e Real Madrid estarão disponíveis no Brasil ainda neste mês pelo site: www.adidas.com.br/futebol

Foto: Divulgação adidas