Colégio Humboldt promove campeonato esportivo entre escolas de vários países

NataçãoEm comemoração ao seu centenário, o Colégio Humboldt, instituição bilíngue (português e alemão) e multicultural, promoverá os Jogos Humboldt Internacionais, de 16 a 26 de junho, inspirado nos Jogos Olímpicos 2016.

O intuito é incentivar a prática dos esportes, levando os alunos ao compromisso de participar com motivação, adequação e empenho. O evento contará com a participação de 54 escolas vindas de diferentes cidades do Brasil e de países como Alemanha, Argentina e Colômbia, gerando uma grande integração cultural.

O campeonato contará com cerca de 2.350 alunos participantes, em 10 modalidades: basquete, futsal, handebol, atletismo, judô, natação, esgrima, voleibol, ginástica olímpica e vela.

Para a UNESCO, o esporte é considerado um direito humano fundamental para todos e uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Segundo o professor de Educação Física do Colégio Humboldt, João Moutela, os benefícios são amplos. “A prática regular de atividades físicas e de esportes é mais do que parte de um currículo, é um dos nossos pilares educacionais. A promoção do desenvolvimento de crianças e jovens por meio do esporte é uma das valiosas ferramentas reconhecidas pelo PISA, e os ganhos de ordem acadêmica, social física/fisiológica são alguns dos pontos fundamentais alcançados por meio desta poderosa ferramenta pedagógica”, afirma.

Moutela destaca a importância de promover um evento desse porte no ano em que o Brasil está recebendo o maior evento esportivo do planeta: “Como o jubileu de 100 anos do Colégio coincidiu com um ano em que o País será o centro das atenções mundiais no esporte, a escola cuidou para que fosse promovido um evento esportivo a altura dos Jogos Olímpicos, com um grande leque de modalidades para as crianças competirem”.

Foto: CC/Pixabay/jarmoluk