ZF Group oferece mais durabilidade aos terminais de direção

02_Design_do_TerminalA marca Lemförder, do ZF Group, se valeu da tradição em investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento de produtos para criar uma tecnologia para terminais de direção de veículos comerciais. Com um design interno diferenciado, a empresa substituiu o tradicional conjunto de molas por articulação em metal-borracha, material que reduz atrito, diminui calor interno, corrige desgastes e prolonga a vida útil do produto.

Os terminais de direção são responsáveis por transferir as forças aos componentes ligados às barras de direção e ligação do veículo, possibilitando o movimento de toda a articulação. O mau funcionamento dos terminais de direção podem causar danos ao carro e até mesmo risco de segurança aos motoristas e passageiros.

O constante atrito do conjunto de mola tradicional pode provocar um rápido desgaste da peça. Porém, com a tecnologia Lemförder, esse sistema é substituído por uma articulação em metal-borracha.

“A ausência do conjunto mola possibilita um menor número de componentes e menor peso, e o elastômero Lemförder utilizado compensa o desgaste inicial, proporcionando maior durabilidade ao terminal”, explica Tales Miranda, gerente de produtos da ZF Aftermarket.

A opção pelo desenvolvimento de terminais com metal-borracha partiu da área de engenharia de produtos da marca, que enxergou na alternativa um conjunto de vantagens, não só relacionadas à qualidade do produto como também na simplificação da produção.

O diferenciado sistema de vedação também oferece vantagens, pois há menor possibilidade de cortes na coifa impossibilitando a entrada de água e impureza na articulação e recuperação de microfuros. A têmpera na esfera, pescoço e cone do pino oferece também uma maior resistência mecânica e maior resistência à fadiga. Tecnologia inovadora da Lemförder oferece mais durabilidade aos terminais de direção

A Lemförder disponibiliza ao mercado de reposição a mais alta tecnologia em terminais de barra de direção e ligação para veículos da linha pesada.

Foto: Divulgação ZF