ZF fornece tecnologia de eletrificação para equipe da Fórmula E

ZF_parceria_Venture_Fyrmula_E_da_FIA_Divulgayyo_ZF_rgbA alemã ZF Friedrichshafen AG firmou parceria tecnológica de longo prazo com a Equipe Venturi de Fórmula E para competir na categoria de corridas com carros elétricos, a Fórmula E da FIA. A partir do início da temporada 2016/17, a companhia apoiará a Venturi com tecnologia e componentes de sistema de suspensão, simulação e teste, além de outras contribuições de tecnologia. O principal objetivo da parceria é o projeto e desenvolvimento de um driveline completamente novo que engloba motor elétrico, inversor e transmissão, moldados dentro de um dos desafios que é o regulamento técnico da 5ª temporada da Fórmula E, em que as Diretrizes Técnicas da competição exigem o uso de apenas um carro por piloto.

Durante a 3ª temporada, prevista para início em outubro, a equipe irá correr com amortecedores de alto desempenho especialmente desenvolvidos pela ZF Race Engineering. As empresas elaboraram um plano objetivo em outras áreas tecnológicas de desenvolvimento, a fim de gerar um valor adicional para a parceria.

Para a 4ª temporada, a aliança prevê redesenhar e aperfeiçoar ainda mais a transmissão atualmente aplicada nos carros de Fórmula E da Venturi. Ao mesmo tempo, já está em curso o desenvolvimento do novo driveline ZF, que incluirá um motor elétrico de última geração, incluindo eletrônica de potência, bem como uma nova transmissão. Essência do carro de corrida da equipe, esta nova transmissão será testada durante a 4ª temporada do circuito competição, e correrá a partir do início da 5ª temporada no 4º semestre de 2018, com o objetivo claro de vencer provas e disputar o cobiçado título da Fórmula E da FIA.

“Estamos muito orgulhosos de ter a ZF como nossa parceira de tecnologia na preparação para disputar as honras da Formula E da FIA. Vamos trabalhar juntos para criar soluções, produtos e processos inovadores, usando os grandes recursos e o pessoal qualificado para conquistar o lugar mais alto do pódio com a companhia alemã ao nosso lado”, comenta Gildo Pallanca Pastor, proprietário da equipe Venturi de Fórmula E.

Stefan Sommer, CEO da ZF Friedrichshafen AG, acrescenta: “A parceria tecnológica com a Venturi nos impulsiona para novas tecnologias que, esperamos, também sejam úteis no uso diário nas ruas. A eletrificação é a chave para a mobilidade individual do futuro e, usando a plataforma da Fórmula E da FIA, nosso objetivo é contribuir de forma significativa para o sucesso da Venturi. Vencer nos permitirá comprovar nossas competências como um parceiro de desenvolvimento e líder em tecnologia, e ganhar com a equipe irá também reforçar nossas credenciais em automobilismo com carros de competição com driveline elétrico. O circuito, com seu conceito voltado ao futuro e à sustentabilidade, oferece o cenário ideal para a ZF exibir seus talentos”.

Foto: Divulgação ZF