VW é líder mundial em investimento em P&D

O Grupo Volkswagen é o maior investidor privado do mundo em pesquisa e desenvolvimento, segundo o estudo anual “Industrial R&D Investment Scoreboard”, da Comissão Europeia. O documento é baseado numa amostragem de duas mil empresas internacionais de vários setores industriais, realizada em 2012. Com gastos totalizando € 9,5 bilhões (€ 7,2 bilhões em 2011), o Grupo Volkswagen lidera o ranking da pesquisa pela primeira vez e é a única companhia alemã entre as dez primeiras colocadas.

“Os últimos resultados do estudo da Comissão Europeia são mais uma confirmação do acerto de nossa estratégia. Frente a uma dura competição global, a Europa precisa focar sistematicamente em tecnologias ambientalmente amigáveis e em produtos competitivos. O investimento em pesquisa e desenvolvimento é, simultaneamente, a base e o pré-requisito para isto. É por isso que o Grupo Volkswagen continuará com a política de investimentos específicos em seu potencial de inovação. Continuaremos a ser uma usina de ideias para a indústria automotiva europeia”, declarou Martin Winterkorn, CEO da Volkswagen.

As atividades de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Volkswagen, envolvendo uma equipe de mais de 40 mil especialistas na área, é voltada para a expansão da gama de modelos do Grupo e para aumentar continuamente a eficiência dos veículos, tecnologias e powertrain (motores e transmissões). Uma grande parcela dos investimentos do Grupo é dedicada à meta de reduzir significativamente as emissões de CO2 de sua nova linha de veículos. Com essa orientação, esses esforços se concentram na eletrificação do portfólio de veículos, no aumento da eficiência da autonomia dos motores e na expansão da oferta de tecnologias de propulsão alternativas.

Divulgação Volkswagen
Divulgação Volkswagen