Volkswagen na direção da condução autônoma

kombi
Protótipo da Icônica Kombi foi repensado para receber tecnologias de AI e Deep Learning da NVIDIA

Durante a CES 2018, maior feira de tecnologia do mundo, que ocorre em Las Vegas (EUA) na semana passada, a Volkswagen e a NVIDIA compartilharam a visão de como a AI (Inteligência Artificial) e o Deep Learning moldarão o desenvolvimento de uma nova geração de veículos inteligentes da Volkswagen. Essa nova geração terá como objetivo usar a plataforma NVIDIA DRIVE ™ IX para criar novas experiências a frente do painel e melhorar a segurança do veículo em movimento.

Na ocasião, o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, e o fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, mostram como a AI está transformando a indústria automobilística e destacam o novo I.D. Buzz, o emocionante renascimento da icônica Kombi, repensada em forma de carro elétrico e equipada com tecnologia AI para o cockpit e autônoma.

“A inteligência artificial está revolucionando o carro”, diz Diess. “A condução autônoma, a mobilidade de emissão zero e as redes digitais são praticamente impossíveis de serem realizadas sem os avanços na AI e no Deep Learning. Combinar a imaginação da Volkswagen com a da NVIDIA, que é líder na tecnologia de inteligência artificial, nos permite dar um grande passo rumo ao futuro “.

“Em apenas alguns anos, espera-se que cada novo veículo tenha assistentes de AI para reconhecimento de voz, gestual e facial, bem como de realidade aumentada”, afirma Huang. “O trabalho da Volkswagen com a tecnologia NVIDIA DRIVE IX fará disso uma realidade. Juntos, estamos construindo uma nova geração de carros que são mais seguros, mais divertidos de andar do que qualquer coisa já lançada antes e acessíveis a todos”.

A plataforma NVIDIA DRIVE IX Intelligent Experience é um kit de desenvolvimento de software para criar aplicativos habilitados para AI, como reconhecimento facial para desbloquear e abrir automaticamente o veículo, percepção surround para alertar o motorista para riscos potenciais, reconhecimento de gestos para controles de usuários, compreensão de linguagem natural para um impecável controle de voz e controle de olhos para alertas de distração do motorista.

Foco nas capacidades inteligentes do co-piloto
O VW I.D. Buzz usará a tecnologia DRIVE IX para criar aplicativos “Intelligent Co-Pilot”, que incluirão sistemas de conveniência e assistência baseados no processamento de dados do sensor tanto dentro como fora do carro. Os sistemas podem ser aprimorados ao longo da vida útil do veículo através de atualizações de software e podem ganhar novas capacidades à medida que desenvolvimentos adicionais são feitos em uma condução autônoma. Graças ao Deep Learning, o carro do futuro aprenderá a avaliar com precisão as situações e a analisar o comportamento dos outros carros na estrada, permitindo que ele tome decisões corretas.

Volkswagen  na direção da condução autônoma
A I.D. Buzz faz parte do I.D. family com a qual a Volkswagen vai lançar sua campanha de carro elétrico e gradualmente introduzirá condução autônoma a partir de 2020. Mais de 20 modelos de veículos totalmente elétricos estão planejados até 2025, já que a montadora trabalha no sentido de se tornar líder mundial nesta área.

Esses novos modelos baseiam-se na arquitetura completamente nova para carros chamada de MEB, que é consistentemente orientada para a emissão zero, mobilidade digital, fazendo uso dos benefícios gerais da unidade elétrica. Usando uma bateria integrada no chão do chassi e um sistema de transmissão compacto, eles oferecem um interior generoso e altamente variável. Para este fim, as tecnologias pioneiras estão disponíveis no segmento de veículos compactos elétricos, como o conceito operacional com painéis virtuais de realidade aumentada.

Desde o início, os modelos baseados na arquitetura MEB oferecerão os mais recentes sistemas de assistência e estarão preparados para os níveis de condução autônomos que estão disponíveis. Os sistemas eletrônicos MEB também serão gradualmente introduzidos em veículos com sistemas de acionamento convencionais baseados na arquitetura MQB.

Reconhecimento da liderança das empresas

“A NVIDIA não está apenas na vanguarda do desenvolvimento de GPUs e computação em nuvem, mas também é líder de mercado para computação AI em carros”, afirma Roger Lanctot, diretor da Strategy Analytics. “A combinação de NVIDIA e Volkswagen tem o potencial de trazer esse nível de capacidade de AI para todos. VW I.D. O Buzz, com suas incríveis interfaces de usuário de AI, autônomas e de segurança aprimorada do motorista, é um sinal do futuro que todos nós podemos imaginar “.

Foto: Divulgação