Volkswagen lança game para educação no trânsito


A Fundação Volkswagen está lançando nesta quinta-feira (8) o Autopolis, um jogo educativo em 3D para computadores, que envolve dicas de segurança no trânsito e cidadania. O game integra o projeto "Jogo da Vida em Trânsito” da Fundação, cujo objetivo é atuar como uma ferramenta para educar e conscientizar os jovens, futuros condutores, sobre segurança e atitudes no trânsito.



O lançamento do Autopolis foi feito durante o Festival Games for Change, que acontece até o próximo domingo (11), em São Paulo (SP). Desenvolvido em parceria com a Virgo Game Studios e com o Prof. Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), o game da Volkswagen é resultado de dez meses de pesquisa, e envolveu especialistas em educação no trânsito e em jogos voltados à transformação social. O game está disponível online.



Segundo Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), responsável pela realização dos eventos da Games for Change na América Latina, a temática educativa e de conscientização dos jogos tem a possibilidade de gerar impacto positivo e transformador na sociedade, por sensibilizar os jogadores com assuntos como segurança no trânsito, por exemplo.



Dados do Ministério da Justiça divulgados em 2011 mostram aumento de 32,4% nas mortes de jovens em decorrência de acidentes no trânsito entre 1998 e 2008. No total, são registradas 40 mil mortes por ano no País, que têm como fator determinante o comportamento imprudente dos motoristas.



De acordo com a diretora de Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola, o projeto está em sinergia com ações globais referentes à segurança e conscientização no trânsito, como o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito – Pacto Pela Vida e a Década de Ação Pelo Trânsito Seguro, da ONU, que estará em vigor até 2020.

Volkswagen
Volkswagen