Voith eleva a eficiência na troca do formato da rebobinadeira da Klabin

Principal parceira e pioneira na indústria de papel, a Voith desenvolveu e implantou com sucesso o novo sistema automático de corte para a rebobinadeira da Klabin, instalada na unidade de Otacílio Costa, em Santa Catarina.

Com o objetivo principal de aumentar a eficiência da rebobinadeira, o projeto aplicado à máquina de fabricação de papel kraft foi responsável por um ganho de tempo estimado em cerca de 80% na troca de formato da rebobinadeira.

O projeto também contou com a instalação de um novo sistema com suportes de facas mais modernos e posicionamento automático das mesmas, que foi instalado em cerca de uma semana.

No antigo equipamento, o processo para troca de formato de cortes era feito manualmente e se alongava de acordo com a habilidade e experiência do operador. Já a instalação do novo modelo, possibilita o posicionamento automático de facas, diminuindo, assim, o tempo de máquina parada.

O sistema antigo era composto de faca e rolo contra-faca. Com o novo sistema, projetado para operar com faca e motor contra-faca, os pontos de corte foram individualizados e o processo de manutenção foi facilitado, proporcionando um ganho expressivo e um corte ainda mais preciso.

Divulgação: CC_Freepik