VDI-Brasil e FNE fecham acordo de cooperação

Com objetivo de trocar conhecimentos e experiências entre Brasil e a Alemanha, estabelecer novas cooperações educacionais e fomentar à pesquisa, a Associação de Engenheiros Brasil-Alemaha (VDI-Brasil) e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) assinaram hoje (12) um acordo para a criação de uma Instituição de Ensino Superior (IES). A nova faculdade funcionará em São Paulo, sendo gerenciada pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), entidade que representa mais de 200 mil profissionais no Estado.


De acordo com a VDI, a Alemanha é o único país a participar da parceria com a instituição de ensino. Em razão disso, a entidade terá o papel de facilitar os contatos com empresas alemãs, tanto as sediadas na Alemanha quanto as instaladas no Brasil, contribuindo para o aumento da representatividade da tecnologia e da inovação alemãs no Brasil.


“Esse protocolo será muito importante para introduzir novas experiências. A seriedade alemã e a criatividade brasileira trabalhando juntas só podem dar um resultado positivo”, avalia Edgar Horny, Presidente da VDI-Brasil.


A assinatura aconteceu na presença do Ministro de Ciência e Tecnologia do Brasil, Sergio Rezende, e da Ministra alemã de Educação e Pesquisa, Profa. Dra. Annette Schavan, por ocasião da abertura do Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação 2010/2011.


Panorama


A Federação Nacional dos Engenheiros possui representação em 18 estados brasileiros por meio dos Sindicatos de Engenheiros em cada um deles. Já a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, fundada em 1956 em São Paulo, trabalha em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha desde março de 2008.


Na Alemanha, a VDI, com quase 140 mil associados físicos, é a maior associação científico-tecnológica da Europa, sendo reconhecida mundialmente.

Luiz Machado/Câmara Brasil-Alemanha
Luiz Machado/Câmara Brasil-Alemanha