Universitários participam de olímpiada de inovação

Um momento para ensinar e estimular jovens universitários a explorar ao máximo a sua criatividade. É o que vai acontecer no dia 1º de julho no InnoWeeks 2015, evento promovido pela SAP Labs Latin America em São Leopoldo (RS). Este ano, além dos estudantes de 12 instituições de vários Estados do País, como as universidades federais de Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, e particulares como a PUC e Unisinos, entre outras, vão participar da olimpíada, desenvolvendo protótipos dentro do tema Internet das Coisas.

As soluções inovadoras terão como base a plataforma SAP HANA – tecnologia de ponta de computação em memória e big data para fornecer dados em tempo real. Para estimular as ideias, os estudantes terão acesso aos equipamentos de última geração disponíveis na SAP Labs, tais como impressoras 3D, drones, beacons e sensores de diferentes tipos, que captam, entre outras informações, movimentos, temperatura e distância.

O programa do InnoWeeks compreende quatro projetos, envolvendo quatro clientes da SAP das indústrias de agronegócio, varejo, logística e setor público. Durante o dia, sessões de Design Thinking vão facilitar o entendimento, pelos participantes, dos desafios das empresas. A partir daí, cada projeto contará com uma equipe de dez profissionais da SAP e dez universitários para trabalhar em conjunto. Os grupos serão responsáveis por desenvolver o protótipo de uma solução durante todo o mês de julho. As apresentações do resultado e a avaliação final acontecerão no dia 27 de agosto, durante o SAP Techniversity, evento para estudantes e universidades que acontecerá também no prédio da SAP Labs Latin America.

“Este evento tem como meta estimular a inovação, além de desenvolver e capacitar funcionários e novos talentos. É uma grande oportunidade para os estudantes terem acesso às tecnologias mais modernas que existem no mercado e entrar em contato próximo com profissionais das áreas de TI e empresarial. Além disso, eles poderão vivenciar o ambiente do Labs durante todo o mês de desenvolvimento”, comenta o líder de Inovação e Experiência do Cliente da SAP Labs Latin America, Daniel Duarte.