UE lança serviço de GPS pela internet sem fio

A partir de agora, os dados de GPS (Sistema de Posicionamento Global) podem ser obtidos através da internet sem fio na União Europeia (UE). O vice-presidente da Comissão Europeia (CE) e responsável pela Indústria e Empreendedorismo, Antonio Tajani, lançou hoje (26) em Bruxelas o Serviço Europeu de Acesso de Dados (EDAS, na sigla em inglês), um novo produto do Sistema Europeu Complementar Geoestacionário (Egnos, abreviado em inglês) projetado para tornar a navegação por satélite na Europa mais confiável e mais eficaz para uso comercial.

O sistema poderá ser utilizado para controle de frotas de veículos, locomoção, navegação marítima interna, serviços de pulverização de fertilizantes de alta precisão, pedágio automático em rodovias e medição exata de áreas complexas.

A internet sem fio também permite o acesso aos dados de GPS por meio de dispositivos portáteis, como smartphones, a partir de provedores de serviços.

A Comissão acredita que a maior precisão nas informações geográficas e de coordenadas possibilitará a correção de dados errados, sobretudo em regiões com dificuldades atmosféricas.

Assim, o EDAS garante que os usuários acessem as informações do Sistema Europeu Complementar Geoestacionário mesmo se o sinal do satélite não estiver disponível, por causa da obstrução do sinal em áreas urbanas, por exemplo.

Durante o lançamento do sistema, Tajani declarou que “este novo serviço implantado pelo Egnos comprova mais uma vez o comprometimento da Comissão Europeia em oferecer melhores serviços aos cidadãos e às empresas do bloco. Esse mecanismo também é capaz de criar produtos inovadores e, assim, ajudar a UE a superar a atual crise econômica”.

O Sistema Europeu Complementar Geoestacionário funciona da seguinte forma: 40 estações de monitoramento de integridade espalhadas pela Europa recebem sinais de satélites de GPS dos Estados Unidos. Mais quatro centros de controle são responsáveis pelo processamento de dados, enquanto seis estações terrestres de navegação gerenciam a precisão e confiabilidade das informações enviadas aos três transponders, dispositivo de comunicação eletrônico complementar de satélite, que retransmite os dados para os dispositivos finais dos usuários.

Divulgação
Divulgação