TÜV RHEINLAND apresenta serviços voltados para o mercado de energia solar

A TÜV Rheinland Group, participa da Intersolar 2018, através de sua subsidiaria TÜV Rheinland do Brasil, apresentando seus serviços e toda experiência como líder mundial em todos os aspectos relacionados aos projetos fotovoltaicos. A TÜV Rheinland contabiliza mais de 20 GW inspecionados em plantas fotovoltaicas em todo o mundo, e 70% dos fabricantes mundiais de placas possuem produtos certificados pela empresa.

Com o propósito de proteger investimentos em sistemas fotovoltaicos, a TÜV Rheinland realiza uma ampla variedade de serviços em todas as etapas do projeto, que abrangem o desenvolvimento; a qualificação, inspeção e certificação dos equipamentos; e a avaliação do desempenho da planta solar instalada.

“Em todas as fases de instalação de uma planta fotovoltaica é possível verificar eventuais falhas do projeto e as expectativas de rendimento. O rendimento, no longo prazo, depende da qualidade dos serviços, do acompanhamento das etapas da obra e da instalação dos equipamentos. Neste sentido, somos um parceiro estratégico capaz de ajudar Financiadores, Desenvolvedores, Empreendedores, EPCistas e empresas de operação e manutenção a atender requisitos que garantam a segurança e a eficiência das plantas”, afirma o Gerente da área de Energia Solar da TÜV Rheinland Brasil, Robynson Molinari.

Os serviços da empresa também compreendem a verificação do estado das placas FV após transporte no local de instalação, ensaios portáteis e treinamentos, além de inspeções de utilização e de manutenção das plantas. A atuação da TÜV Rheinland também cobre as iniciativas de GD (Geração Distribuída) desenvolvidas, principalmente, por agentes comerciais interessados em autoprodução de energia solar.

Em relação aos equipamentos, a TÜV Rheinland atesta a qualidade e a eficiência de módulos, inversores e baterias importados ou fabricados no Brasil, por meio de ensaios realizados em laboratórios da empresa localizados na Alemanha, China, Taiwan, Japão, Estados Unidos e Índia, atribuindo a marca TÜV Rheinland com base em normativas Internacionais e planos de acesso a mercados estratégicos (Brasil, Colômbia, Estados Unidos e União Europeia).

Os testes respeitam a portaria 004/2011 do INMETRO e são aceitos pelo instituto de metrologia brasileiro desde meados de 2015, quando houve o acordo de reconhecimento mútuo estabelecido entre a CGCRE/INMETRO (Coordenação Geral de Acreditação do Instituto) e organismos internacionais como IAAC (Interamerican Accreditation Cooperation), ILAC (International Laboratory Accreditation Co-Operation) e DAKKS (Organismo Nacional de Acreditação da Alemanha), que chancelam os laboratórios da TÜV Rheinland nestes países.

O Brasil é um dos países com grande potencial de expansão da energia solar, por conta da alta irradiação solar e dos custos da fonte, que já se encontram em patamares competitivos. Por isso, o mercado nacional é estratégico para a empresa, que anunciou recentemente parceira com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), em prol do desenvolvimento da fonte no país.

Divulgação: TÜV Rheinland