TRUMPF supera os limites do corte laser 2D

cuttingA equipe de desenvolvimento da TRUMPF reinventou o corte a laser 2D.O novo conceito da empresa, conhecido como  TruLaser Center 7030com, possibilita métodos de desenvolvimento muito mais rápidos, solução fundamental para problemas da produção e uma estratégia para o futuro.

O que inspirou a criação deste conceito inteiramente novo de máquina? E como eles conseguem estabelecer a solução definitiva para as mais variadas situações e problemas específicos de cada cliente?  “Para garantir o êxito, gerando um salto inovador nesta tecnologia madura, tivemos que colocar em xeque todos os métodos atuais de desenvolvimento”, explica Heinz-Jürgen Prokop, gerente geral de Desenvolvimento e Compras da Divisão de Máquinas-Ferramentas da TRUMPF. Como resultado, uma nova forma de cooperação foi estabelecida. Cerca de 100 funcionários atuaram no projeto, com ciclos de trabalho curtos e paralelos uns aos outros, lado a lado de inúmeras unidades e departamentos. E assim eles definiram os padrões para todos os futuros projetos de desenvolvimento da TRUMPF, com a aplicação pioneira e consistente de métodos ágeis em um projeto de mecatrônica.

As metas de desenvolvimento foram divididas em etapas, com frequentes reuniões para definir corretamente todas as etapas do projeto, cada uma das quais com a duração de algumas semanas. Isto levou a trocas animadas e de grande transparência entre todos os departamentos, com redução no tempo de desenvolvimento do projeto para apenas dois anos, o que pode ser considerado extremamente curto. “Além disso, havia uma nova perspectiva – longe do conceito existente de máquina, e em direção a um novo olhar para a produção do cliente”, diz Prokop.

Tornando a produtividade mensurável
Para esta abordagem holística, os desenvolvedores simularam todo o processo produtivo, pela primeira vez, pensando muito além do mero processo de corte. Eles perceberam que era importante tornar a produtividade mensurável – usando peças reais, e em condições reais de produção. Para este fim, os especialistas geraram configurações da chapa padrão, representando o espectro de peças dos clientes TRUMPF. Eles foram apoiados por clientes de diversos setores, com várias centenas de planos de set-up, que foram avaliados estatisticamente, de acordo com os parâmetros relevantes. O resultado foi um programa de produção representativa, apelidado de “Urmeter” (o medidor de protótipo internacional). “Isto permitiu-nos colocar um valor numérico em todos os problemas que nossos clientes nos relatavam, e assim conseguimos um meio muito específico de medir as nossas ideias para resolver esses problemas”, diz Prokop. O principal objetivo desta fase do projeto era economizar 30 por cento nos custos de processamento do cliente.

No passado, a maioria das inovações foi orientada para aumentos na velocidade de corte, potência do laser e qualidade de ponta. Lothar Weber, gerente de Operações da H. P. Kaysser GmbH + Co. KG e um dos clientes de teste para a TruLaser Centro 7030, explica: “Quando se está no negócio por 30 anos, você percebe que as máquinas estão ficando cada vez mais rápidas, mas que não mudaram muito em termos de autonomia e processamento. Com chapa fina, as máquinas são tão rápidas que às vezes você precisa de três funcionários para pegar as peças com rapidez suficiente”.  

À medida que as máquinas se tornam mais velozes, o foco muda para interrupções e custos inerentes ao processo que são dispendiosos e impactam negativamente na produtividade. Estes custos incluem a remoção, separação e organização das peças no palete, paralisações devido ao movimento indevido da peça após o corte, retrabalho de microjuntas, respingos devido ao acúmulo de borra nas grades e o trabalho excessivo de programação

Uma máquina totalmente automática que cuida de todos os processos de forma autônoma
Mais do que nunca, esta situação exige uma solução. “O trabalho mudou muito. Estamos produzindo quantidades muito menores por lote, aproveitando o máximo das peças  e temos muito mais ordens de produção a cada dia em que temos de separar  as peças de trocadores de pallets ergonomicamente impraticáveis”, diz Lothar Weber, descrevendo um dos principais problemas causados por máquinas com ópticas flutuantes e trocadores de paletes – um problema que já foi resolvido pelo TruLaserCenter 7030, o novo conceito de máquina da TRUMPF. Esta máquina laser cuida de um processo contínuo de produção automatizada por si só. Ela pode trabalhar de forma autônoma durante longos períodos, sem a necessidade de intervenção do operador. Além disso, permite desenvolvimentos futuros que podem fazer pleno uso de todas as possibilidades inerentes a conectividade digital e física. Weber conclui: “Eu penso que em poucos anos teremos pelo menos mais duas TruLaser Center 7030 em nossa fábrica. A máquina é uma verdadeira “faz-tudo”. O tamanho dos lotes foram ficando cada vez menores nos últimos anos, e este sistema altamente flexível é justamente o que precisamos”.

Foto: Divulgação TRUMPF