TRUMPF inova com máquina combinada

trumatic1000fiber_baixa_myaquina_combinada_rgbMuitos prestadores de serviço estão em busca de uma máquina puncionadeira econômica, compacta e de fácil automação, projetada especificamente para crescer junto com os seus negócios. Para atender a essa necessidade, a TRUMPF apresentou na EuroBLECH 2016 a nova TruPunch 1000, idealizada para quem está entrando agora no segmento de puncionamento. A grande novidade é que ela pode ser facilmente transformada em uma TruMatic 1000 fiber. Além de garantir economia de espaço, a puncionadeira combinada com laser de fibra permite às empresas atualizarem sua máquina para manter o ritmo do seu negócio em expansão.

“Com a evolução dos negócios, empresas que trabalham com processamento de chapa são confrontadas com soluções para produção de peças cada vez mais complexas, e muitos delas requerem o uso de máquinas combinadas ou uma laser com processamento posterior em outras máquinas como prensas, rosqueadeiras, entre outras. Com a TruPunch 1000 isto tudo fica mais fácil: ela pode ser modificada e se transformar em uma máquina combinada capaz de produzir a peça completa”, explica João Carlos Visetti, diretor-presidente da TRUMPF do Brasil.
Processo de transformação

Ela pode puncionar chapas de até 6,4 mm de espessura em até 600 golpes por minuto, mesmo sendo extremamente compacta. Ocupando apenas 31m2 de área, a TruPunch 1000 é cerca de 15% menor do que sua antecessora. Thomas Herberger, diretor geral da Herberger Metallwaren GmbH + Co. KG, empresa que participa do programa de testes de produtos da TRUMPF, explica os benefícios: “A TruPunch 1000 encaixa-se no mesmo espaço anteriormente ocupado pela Trumatic 200. E agora podemos processar chapas de formato médio (2500 mm x 250 mm) sem ter de reposicioná-las, o que realmente acelera o processo de produção”.

Cabeçote de puncionamento revolucionário

Os dois novos modelos 1000 oferecem tecnologia de acionamento completamente redesenhado, o que é crucial para o sucesso do conceito modular. O patenteado “Delta Drive” literalmente marca um novo movimento no mundo da tecnologia de puncionamento industrial. O segredo do Delta Drive é que ele elimina a necessidade de mover a chapa e a mesa de trabalho no eixo y – normalmente um requisito do processamento da chapa. Ele consegue isso fazendo o cabeçote de puncionamento manobrar rapidamente nessa direção – uma revolução na tecnologia de puncionamento.

Esta nova abordagem envolve um sistema de acionamento alimentado por dois servomotores, que permitem a movimentação do cabeçote no eixo y para trás e para frente. Quando os fusos de esferas giram em sentidos opostos, eles ativam o golpe do puncionamento. O eixo y pode ser acelerado muito mais rápido, nesta disposição, porque a unidade de puncionamento é usada também para o movimento da máquina, eliminando a necessidade de mover a chapa ou a mesa de trabalho.

Graças ao revolucionário e inovador Delta Drive, a máquina também pode ser equipada com um sistema de descarga de peças de grandes dimensões com supervisão de descarregamento para evitar colisões. Este sistema é standard na TruMatic 1000 e é utilizado para descarregar peças cortadas a laser em caixas, paletes ou esteiras transportadoras.

Compacta, mas segura

A TRUMPF estava realmente determinada em tornar a TruMatic 1000 fiber a mais compacta possível. A empresa alcançou este feito através do desenvolvimento de um sistema especial de proteção contra a radiação do laser, que é compatível com o conceito modular da máquina. A caixa de enclausuramento é colocada no rodapé, ao redor da mesa de trabalho. No modo de puncionamento, ela se move para baixo, dando ao operador uma visão direta e clara do processo. Assim que o programa mudo para o processamento a laser, a caixa sobe e protege o operador da radiação. A proteção intercepta eficazmente os pequenos feixes de laser que poderiam escapar das escovas da mesa de trabalho durante a produção. Há ainda duas telas de vidro que permitem monitoramento visual seguro de todo o processo.

Automação e controle inteligente

Mesmo em suas versões automatizadas, estas duas máquinas da série 1000 são mais compactas do que quaisquer outras comparáveis do mercado. Ambas podem ser conectadas ao novo SheetMaster Compact. Este sistema de automação carrega e descarrega chapas de diversos formatos. Devido ao seu ciclo de carregamento otimizado, ela pode completar a maioria das tarefas enquanto a máquina está em operação. Ambas as máquinas são equipadas com uma tela intuitiva sensível ao toque para facilitar a vida dos operadores. O aplicativo MobileControl também pode ser utilizado para operar as máquinas a partir de um tablet. O software TruTops Boost Punch é necessário para a programação, mas, felizmente, o contrato de licença e manutenção já vêm com essas máquinas como padrão.

Foto: Divulgação TRUMPF