TRUMPF dá mais um passo rumo à indústria 4.0

crydito20-CC_Meneldur_rgbA TRUMPF Venture GmbH, empresa de capital de risco do Grupo TRUMPF, anunciou em dezembro um investimento de sete dígitos na XARION Laser Acoustics, tornando-se assim a sua maior investidora. Este foi o primeiro investimento realizado pela recém-fundada TRUMPF Venture. Entre os investidores da XARION está também a Hans-Peter Porsche.

A XARION desenvolveu e produz o primeiro microfone óptico com base na tecnologia laser do mundo, permitindo a medição de ondas ultrassônicas no ar ou em líquidos. Seu uso será primordial no desenvolvimento de testes de materiais não destrutivos, controle de processos em ambientes industriais e diagnósticos médicos.

“Nossos sensores a laser, com a menor membrana existente, podem ser utilizados lucrativamente em uma ampla gama de aplicações industriais. Oferecemos uma faixa de frequência dez vezes superior em relação aos sensores acústicos de última tecnologia”, disse Balthasar Fischer, CEO da XARION Laser Acoustics.

O investimento realça a intenção da XARION e da TRUMPF de trabalharem conjuntamente na utilização de sensores ópticos na monitorização de processos industriais. A proximidade tecnológica da TRUMPF e suas profundas raízes na indústria oferecem boas oportunidades para o desenvolvimento e crescimento da XARION. “Com essas oportunidades sem precedentes no monitoramento de processos, a XARION é colaboradora fundamental para o aprimoramento da qualidade e de novas aplicações no ambiente da Indústria 4.0”, disse Christof Siebert, Chefe de Gestão de Tecnologia da TRUMPF.

Em 2016, após vários anos de desenvolvimento, a XARION entrou com sucesso no mercado. Além de vários sensores de alta precisão, a empresa também fornece o software necessário para a análise de dados.

Foto: CC/Meneldur