thyssenkrupp transforma metrô de Barcelona

metro barcelonaO Metrô de Barcelona, na Espanha, acaba de inaugurar 15 novas estações da linha 9 que liga a Estação Universitária ao Terminal 1 do Aeroporto de El Prat.

A Infraestructures de la Generalitat de Catalunya escolheu a thyssenkrupp para fornecer e instalar os equipamentos de transporte vertical e horizontal nas novas estações, contribuindo para tornar a nova linha uma das mais eficientes do mundo.

A linha do metrô de Barcelona é uma das mais longas da Europa, com 47,8 km de extensão e 52 estações. A linha 9 compara-se à linha 3 da rede Arbatsko-Pokrovskaya do metrô de Moscovo (44,3 quilômetros), à Linha 12 de Madrid (41 quilômetros), e à Northern Line de Londres (57,6 quilômetros).

As 128 escadas rolantes e os 52 elevadores instalados nas 15 novas estações do metrô complementam as mais de 600 escadas rolantes e elevadores existentes na Linha 9. A thyssenkrupp será responsável também pelo serviço das novas unidades. Todos os equipamentos dispõem de um sistema de controle inteligente, que permite compilar informações em tempo real em qualquer circunstância nas estações. O sistema é alimentado de acordo com as horas de pico de chegada dos trens e do número de passageiros, para otimizar o movimento dos elevadores, contribuindo para aumentar a qualidade do serviço e a redução do consumo de energia. 

 “Queremos enfrentar os desafios da urbanização junto com os nossos clientes”, declarou Oliver Tietze, chefe da Elevator Business na Europa e em África. “É essencial encontrar novas soluções para o transporte nas cidades, que poupem tempo e reduzam o consumo de energia e os recursos ambientais”, completou Tietze.

“Estamos orgulhosos de ter contribuído para este importante projeto, fornecendo tecnologia de ponta para as entradas desta linha que, em determinados locais, circula a uma profundidade de 90 metros”, destacou Jorge Estévez, CEO da thyssenKrupp Elevator na Espanha.

A Linha 9 liga o aeroporto com as áreas orientais da cidade e tem estações perto de vários serviços públicos, como universidade, hospitais, atrações turísticas, Estádio Camp Nou e a Fira de Barcelona (Feira de Negócios de Instalações em l’Hospitalet).   

As novas estações estão preparadas para receber um fluxo maciço de pessoas, cerca de 30 milhões de passageiros/ano estimados para viajar ao longo desse percurso. Além disso, as entradas das estações foram adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, a partir de escadas rolantes modernas e elevadores de ponta desenvolvidos pela thyssenkrupp.

Foto: Divulgação thyssenkrupp