ThyssenKrupp instala elevadores no One World Trade Center

               O One World Trade Center, o prédio mais alto do Ocidente, abre hoje ao público o acesso ao seu Observatório que permite uma vista privilegiada da cidade de Nova York (EUA). Para atingir o topo, a 381 metros de altura, a ThyssenKrupp instalou cinco elevadores de alta tecnologia. Com velocidade de 37 km por hora, os equipamentos chegam ao 102º andar em apenas um minuto e são considerados os mais rápidos das Américas. Para efeito de comparação, com essa velocidade, os elevadores se aproximam do recorde mundial dos 100 metros rasos do velocista Usain Bolt.

               A ThyssenKrupp também projetou e instalou os 71 elevadores e as 12 escadas rolantes que atendem os 104 andares do One World Trade Center. Para atender as necessidades específicas do projeto, os especialistas das áreas de engenharia de oito países (EUA, Brasil, Canadá, China, Alemanha, Itália, Coreia do Sul e Suíça) desenvolveram soluções personalizadas para os elevadores da Torre da Liberdade, como também é conhecida a primeira construção do novo complexo.

               Dentre as inovações tecnológicas pensadas para quem for trabalhar ou visitar a nova torre está a active roller guide, que reduz as oscilações da cabina em prédios altos, proporcionando movimentações confortáveis aos passageiros. Esta tecnologia foi desenvolvida no Centro de Pesquisa da planta de Guaíba, Rio Grande do Sul.  

               Outra solução aplicada é a carenagem de alumínio aerodinâmico, semelhante ao spoiler – ou asa – de um carro de corrida, que desvia o ar e aumenta a aerodinâmica dos elevadores. Os elevadores também contam com amortecimento acústico ao longo das cabinas e portas, projetado para limitar o ruído.

               “A magnitude do projeto, que exigiu as melhores soluções de engenharia, significou um desafio para o transporte vertical e para a engenharia estrutural”, afirma Richard Hussey, presidente e CEO da ThyssenKrupp Elevator Américas. “A experiência dos profissionais que comandaram o projeto representa anos de planejamento e execução para a criação e a manutenção dos elevadores mais rápidos do Hemisfério Ocidental”, completa Hussey.

               Tecnologias avançadas para a economia de energia do edifício também integram o projeto dos elevadores. A iluminação das cabinas com lâmpadas LED economiza mais de 78.000 Kwh/hora por ano em comparação com as lâmpadas incandescentes. E, com o Sistema Regenerativo de Energia, o prédio vai receber parte da energia devolvida pelos elevadores com capacidade para alimentar todo o sistema de iluminação.  

               Os elevadores também empregam a tecnologia de Antecipação de Destino e Chamada da ThyssenKrupp, que utiliza softwares inteligentes para agrupar as pessoas que vão para o mesmo andar ou próximos no mesmo elevador, proporcionando deslocamentos mais rápidos.  O design dos elevadores também merece destaque a partir do projeto personalizado, desenvolvido pela divisão da ThyssenKrupp Materials’ Ken-Mac Metals.      

               “Trabalhar neste projeto icônico e emblemático para os arranha-céus da cidade de Nova York é um ponto de orgulho para a equipe da ThyssenKrupp em todo o mundo”, disse Patrick Bass, CEO da ThyssenKrupp América do Norte. “Os elevadores e as escadas rolantes instalados no One World Trade Center simbolizam a rica herança de inovação de engenharia e o histórico de trabalho da empresa com seus clientes em fornecer soluções personalizadas para qualquer projeto”, acrescenta Bass.

               A ThyssenKrupp desenvolve soluções para melhorar a experiência e a forma como as pessoas se movimentam nas cidades. Além dos elevadores mais rápidos das Américas, a empresa apresentou recentemente novas tecnologias para ampliar a mobilidade urbana. Um deles é o MULTI, primeiro sistema de elevadores em cabos do mundo que vai transformar a maneira como as pessoas se movem nos edifícios; e o ACCEL, sistema de transporte exclusivo que oferece alta capacidade de transporte com velocidade para distâncias curtas.