thyssenkrupp conclui instalação de equipamentos no RIOgaleão

pontes_de_embarque_RIOgaleyo_Divulgayyo_thyssenkru_rgbA thyssenkrupp – uma das maiores fabricantes de tecnologias de elevação no País – concluiu a instalação de 126 equipamentos em uma obra de mobilidade e infraestrutura urbana no Aeroporto Internacional Tom Jobim – o RIOgaleão. Dentre as novas soluções instaladas estão elevadores, escadas e esteiras rolantes, pontes de embarque e plataformas de acessibilidade. A estimativa é de que o aeroporto receba 17 milhões de passageiros/ano. 

Desse total, 60 equipamentos foram especificados para o novo Píer de Embarque, obra de expansão do Terminal 2. Os demais – 66 equipamentos – foram para a reforma dos terminais TPS 1 e 2.  “Por meio de tecnologias inovadoras, buscamos atender às necessidades das cidades brasileiras, a partir de diferentes projetos de mobilidade urbana. A obra do RIOgaleão é uma referência importante por ser a porta de entrada de milhares de pessoas de todo o mundo”, afirma Esteban Marco, vice-presidente de Obras Especiais da área de Negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil.

No novo Píer, está em operação a maior esteira rolante da América Latina com 100 metros de extensão, que leva os passageiros aos terminais 1 e 2 de embarque e desembarque a uma velocidade de 0,65 metros por segundo. Além do conforto, a esteira do modelo Orinoco agrega valor ao reduzir o consumo de energia quando não está em operação, utilizando um sistema standy-by. Com esta tecnologia, a esteira fica praticamente parada quando não está em uso e a velocidade aumenta gradativamente quando um passageiro for utilizá-la. O mesmo sistema está presente nas escadas rolantes Velino que podem transportar até 9 mil pessoas/hora.

As pontes de embarque são do modelo Apron Drive, o mesmo que a empresa possui nos principais aeroportos do mundo, como o de Frankfurt, Paris, Nova York, Shangai e Hong Kong, entre outros. Este modelo tem capacidade para atender o maior avião em operação no mundo, o Airbus A 380. O diferencial está na capacidade de elevação. Para atingir o andar superior da aeronave, as pontes de embarque alcançam uma altura equivalente ao 3º andar de um edifício, cerca de 8 metros.

Os elevadores são do modelo synergy que operam com as máquinas gearless, tecnologia que economiza energia (até 35% em comparação com os modelos convencionais) e não precisa de óleo durante a manutenção, contribuindo com a preservação do meio ambiente. A plataforma Easy Vertical, projetada para facilitar a locomoção de pessoas que usam cadeira de rodas, completa o portfólio de equipamentos para o RIOgaleão.

A thyssenkrupp está presente com cerca de 280 equipamentos instalados nos principais aeroportos do País, como o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo; o Aeroporto Internacional de Brasília, na capital federal; e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais, entre outros.

Foto: Divulgação thyssenkrupp