ZF apresenta na M&T Expo 2018 soluções tecnológicas para aumentar a eficiência nos canteiros de obras

A ZF, líder global em tecnologia de transmissão e chassis, bem como tecnologia de segurança ativa e passiva, está participando da M&T Expo 2018, o maior evento da América Latina voltado para o setor de construção, que acontece de 26 a 29 de Novembro na São Paulo Expo, pavilhão de exposição localizado no Km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes. Estão em exposição seus modernos eixos Dianteiro (MS-B) e Traseiro (MT-B), especialmente desenvolvidos para retroescavadeiras produzidas no Brasil. De acordo com Silvio Furtado, Diretor de Vendas da ZF América do Sul, “esses equipamentos são reconhecidos no mercado nacional por oferecerem robustez e alta eficiência, mesmo quando aplicados sob condições extremas de operação”.

“A M&T é a plataforma perfeita para mostrarmos nossa bem estabelecida tecnologia de transmissão para máquinas de construção, reduzindo significativamente as emissões e cumprindo a norma PROCONVE MAR-1. Com os eixos sendo fabricados na planta de Sorocaba, SP, também estamos comprometidos com a localização dos equipamentos oferecidos na América do Sul.

A ZF destaca ainda em seu estande as vantagens operacionais da mais nova versão de seu “Pacote de Eficiência”. Trata-se de um inovador sistema que permite a perfeita harmonização técnica entre as transmissões e os eixos ZF. “A mais moderna versão do “Pacote de Eficiência ZF” alia melhor funcionamento do equipamento com alto conforto na condução, contribuindo, assim, com significativo aumento da produtividade”, explica Furtado.   

Com essa solução técnica, a ZF permite que as máquinas equipadas com seus componentes atendam satisfatoriamente demandas por maior produtividade como redução do consumo de combustível e óleos lubrificantes; desgastes reduzidos de componentes; melhoria no conforto do condutor, maior intervalo de manutenção; redução de ruídos; níveis mais altos de automação; aumento na qualidade de mudança de marcha e facilidade na operação.

O elemento central do “Pacote de Eficiência” é uma transmissão de 5 velocidades com o ERGOLOCKUP, elemento de bloqueio que permite o acionamento direto já em baixas velocidades. Outros recursos dessa transmissão são bloqueio do diferencial automático (ERGO TRACTION) e a nova função POWERINCH que ajusta a modulação do acoplamento dependendo do torque de saída da transmissão e pressão dos freios, permitindo o controle da barra de tração independente da velocidade do motor.

Estudos e testes realizados pela engenharia da ZF com o novo sistema apontam 15% de redução no consumo de combustível; 15% de redução no custo de manutenção; aumento de 40% na produtividade do equipamento e 60% de ganho em eficiência de combustível (parâmetro que mede a quantidade de material que a máquina pode mover por litro de combustível).

Robustez e alta tecnologia

Os eixos dianteiros que serão expostos na M&T Expo são da Família Multisteer MS-B 3000. Esses produtos são capazes de suportar picos de extremo estresse durante a operação, mesmo com a caçamba sobrecarregada, sem perder a precisão de esterçamento. Sob condições extremas, o sistema de esterçamento hidrostático opera com confiabilidade, precisão e suavidade. O cilindro de direção é integrado à carcaça do eixo para maior proteção e opera simetricamente, oferecendo maior eficiência de manobrabilidade.

O sistema de direção proporciona grande ângulo de esterçamento, que atrelado a uma geometria de direção otimizada, resulta em excelente manobrabilidade, mesmo quando equipado com rodas dianteiras maiores. Com um torque de saída de até 46.000Nm, capacidades de carga dinâmica de até 10 toneladas e estática de até 22tons, a enorme capacidade de carga dos eixos ZF torna-se evidente. Estes eixos são aplicados em máquinas com motores entre 70kW (95hp) e 80kW (108hp), conforme modelo do equipamento.

Já os modelos MT-B 3065/3070 estão disponíveis para aplicação em retroescavadeira de design tradicional, com eixo traseiro rígido. São destinados a suportar grandes cargas e possuem freios multi-discos úmidos internos com alta precisão de frenagem. Localizado na flange do eixo, o freio de estacionamento pode ser implementado com discos múltiplos ou simples e pinça de freio hidráulico, conforme solicitação do cliente.

O diferencial pode ser disponibilizado com bloqueio hidráulico através de sistema Dog-Clutch, discos múltiplos, ou com sistema autoblocante. Com um torque de saída variando desde 65.000Nm a 123.000Nm, capacidades de carga dinâmica de até 9,5 toneladas e estática de até 13tons, os robustos eixos traseiros ZF também se destacam pela alta capacidade de carga. Os eixos ZF Multitrac são caracterizados por sua fácil manutenção e longa durabilidade.

Pós-venda

De acordo com Silvio Furtado, há mais de 15 anos a divisão off-road da ZF atua diretamente junto aos clientes no pós-venda, para montadoras e usuários finais. O atendimento funciona desde o suporte 0 km, até o período pós-garantia, no caso de montadoras. Para assegurar a excelência no atendimento, que acontece tanto in loco como via suporte técnico remoto, a divisão conta com uma equipe de técnicos especializados e treinados na Alemanha, para realizar este tipo de serviço em toda a América do Sul.

A unidade industrial da ZF investe continuamente em treinamentos extensivos, direcionados à equipe de técnicos, principalmente para atender os equipamentos que utilizam eixos e transmissões produzidos em fábricas da empresa fora do Brasil. Desta maneira, eles são capacitados a diagnosticar e rapidamente acionar as interfaces com as unidades responsáveis, a fim de elaborar o melhor plano de atendimento.

Em sua infraestrutura, a ZF também possui oficina equipada com ferramentas e softwares adequados para realizar diagnósticos, reparos e remanufatura dos produtos ZF em Sorocaba.

Divulgação: ZF