Voith acelera sua transformação digital

voithA Voith acelera sua transformação em sua agenda digital. Este fato foi possível em função de seu investimento bem-sucedido na KUKA AG. Após uma avaliação completa e abrangente, no início de julho, os acionistas votaram por unanimidade para a realização de uma oferta pública voluntária de aquisição de 25,1% das ações da KUKA nos meios de comunicação. A Voith estima uma entrada de liquidez por essa transação de aproximadamente 1,2 bilhões de euros. Isso significa que as ações da KUKA mais que dobraram em valor dentro de um ano e meio.

“Nosso investimento na KUKA provou ser um grande sucesso estratégico. Estou convencido de que a Voith é uma das ganhadoras desta oferta pública de aquisição.”, diz Dr. Hubert Lienhard, CEO e presidente da Voith GmbH.

Antes da realização do investimento em 2014, a empresa definiu seis áreas de atividade como parte de sua agenda digital: automação, segurança de TI, plataformas de software, sensores/robótica, desenvolvimento de software industrial e análise de dados. Simultaneamente, houve uma busca sistemática no mercado por oportunidades atraentes nestas áreas.  “O investimento em um fabricante de robô foi sempre encarado como um elemento adicional contribuindo para a digitalização do portfólio de produtos da Voith”, acrescenta Dr. Lienhard.

De acordo com as condições atuais, há coerência comercial pela venda das ações da KUKA. “Ao se desfazer desse investimento, haverá liberação de recursos previamente destinados, além de nos dar flexibilidade para investimentos no crescimento orgânico, bem como em aquisições atraentes. Consequentemente, a entrada de liquidez será usada totalmente para a transformação digital e desenvolvimento acelerado em nosso portfólio.”

Houve um claro compromisso da Voith em desempenhar um papel ativo na estruturação da transformação digital em seus mercados. Com suas quatro divisões, a Voith apresenta uma ampla gama de infraestruturas, produtos e serviços abrangendo os mercados de energia, óleo e gás, papel, matérias primas, transporte e automotivo. Sobre esta base, a empresa está apta a digitalizar todo seu portfólio de negócios obtendo acesso aos segmentos complementares, além de apoiar e orientar com sucesso os clientes novos e os já existentes em seus esforços de digitalização. Como líder em tecnologia estabelecida com um amplo conhecimento e uma grande base instalada no mercado, a Voith acredita que esta abordagem apresenta um grande potencial de crescimento, que pretende utilizar nos próximos anos.

Foto: Divulgação Voith