Tecnologia SAP engaja torcedores de time da NBA

network-1572617_960_720A SAP e a Phizzle, fornecedora de aplicações para engajamento de torcedores, fecharam uma parceria com o time de basquete da NBA Charlotte Hornets. Com ajuda da tecnologia, os Hornets têm acesso a informações que retratam o perfil de seus fãs para melhorar a experiência dos torcedores e maximizar as vendas de produtos licenciados.

Logo após a implementação do Phizzle’s FanTracker, o time da NBA não só identificou que mais de 50% de seus registros estavam duplicados, como também agregou mais de 25 milhões de fãs e dados de interações com consumidores no sistema. Com isso, a organização já economizou mais de US $ 1,5 milhões e 10.000 horas de consultoria, além de ter acrescentado uma receita adicional em vendas de ingressos.

“Há muitos fornecedores de armazenamento de dados, mas o verdadeiro desafio está em consolidar os torcedores em um único perfil”, diz Christopher Zeppenfeld, diretor sênior de Inteligência de Negócios dos Hornets.

Como muitas franquias de esportes profissionais, o time tinha um ambiente com dados heterogêneos de vários fornecedores. A nova tecnologia permite o acesso a dados comportamentais atuais e relevantes de cada torcedor, incluindo informações como sentimento, histórico de compras e interações, através de um ambiente multicanal (omnichannel).

“Com 50 bilhões de dispositivos capazes de se conectar à Internet, equipes esportivas têm o desafio de fazer um bom uso de grandes volumes de dados. Com o SAP HANA, os Hornets podem obter informações de um único fã em meio a um ambiente de dados complexo e ainda entender melhor seus torcedores em tempo real”, afirma Ricardo Kazuo, diretor de Marketing da SAP Brasil.

Ben Davis, CEO da Phizzle, ressalta que a solução foi implementada sem interromper as operações diárias dos Hornets e já gerou um significativo retorno sobre o investimento feito na aquisição.

O time pretende estender o uso do FanTracker para incorporar mais fontes de dados, tais como de aparelhos móveis e consumo de alimentos e bebidas, e introduzir métricas para aumentar seus negócios de e-commerce, oferecendo ofertas sob medida para os consumidores.

Foto: CC/Pixabay/Martinelle