SAP traz capacitação gratuita para nova geração tecnológica no Brasil

shutterstock_126022781--2A SAP traz para o Brasil o programa Young Professional, voltado para a formação e capacitação gratuita de jovens talentos. Coordenado pelo SAP Training and Development Institute (SAP TDI), uma organização da SAP que nasceu há quatro anos, em Dubai, o programa já qualificou mais de 760 jovens graduados no Oriente Médio e no norte da África. A iniciativa também oferece suporte para que os jovens desenvolvam seu potencial como empreendedores.

No Brasil, o programa ocorre em São Paulo e haverá duas turmas. A primeira terá início em julho e a outra em setembro/outubro. Poderão se inscrever apenas estudantes brasileiros com graduação completa (até três anos de formados) e que não estejam empregados. O número de vagas é limitado (25 por turma) e as aulas são gratuitas.

“Queremos proporcionar aos jovens profissionais, com curso superior, treinamentos especiais que vão auxiliá-los a se destacarem no mercado e capacitá-los para que apoiem a Economia Digital no Brasil”, afirma Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

O conteúdo do Young Professional abrange a capacitação em habilidades pessoais e de negócios, além de prover conhecimento sobre tecnologias SAP como Analytics, SAP HANA e aplicações em nuvem. A agenda inclui oficinas de desenvolvimento de competências, como Design Thinking, além de ensinar técnicas de vendas, negociação e habilidades de apresentação e comunicação. A programação também conta com a apresentação de experiências práticas através de exercícios simulados sobre o ciclo de vida de um projeto.

Ao término do curso, os participantes poderão obter certificação em um conjunto de soluções da SAP, e estarão formados como Consultores SAP Associados, o que lhes dará uma vantagem competitiva junto a clientes e parceiros da empresa. Os alunos formados, portanto, estarão preparados para ingressar nessas companhias que são parte do ecossistema da SAP, ou mesmo para empreenderem.

“Estamos empenhadas em trabalhar ao lado de instituições públicas e do setor privado para desenvolver a geração Millennials, que vai conduzir a economia da região. Acreditamos que a tecnologia pode transformar a vida de muitas pessoas no Brasil”, salienta Marita Mitschein, diretora executiva do SAP Training and Development Institute.

O processo seletivo será aberto em breve. O alvo são estudantes graduados em áreas como administração, engenharia e tecnologia.

Qualificar agora para crescer no futuro

Atualmente, uma em cada duas pessoas no planeta tem menos de 30 anos. A primeira geração “sempre conectada”, a Millennials, é que a tem a melhor formação educacional da história, mas ainda sofre com altas taxas de desemprego, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Cerca de 20% dos jovens no Brasil, com idades entre 15 a 29 anos, não está na escola, no emprego, nem em treinamento. Algumas das principais dificuldades de emprego que os jovens enfrentam são a educação limitada e a falta de competências necessárias.

Em paralelo, todas as organizações estão se tornando cada vez mais dependentes de habilidades técnicas avançadas na emergente Economia Digital. Até 2020, os países enfrentarão a escassez de talentos qualificados e, segundo a McKinsey, será necessário um total de 40 milhões de profissionais altamente capacitados, especialmente em ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

 

Foto: Shutterstock