SAP lança consórcio educacional com empresas de tecnologia

SAPA SAP se aliou às empresas de tecnologia Accenture, Infosys e Wipro, à Vale e à Fundação Getúlio Vargas (FGV) para formarem um consórcio educacional. O objetivo é estimular o intercâmbio entre os conceitos e conhecimentos acadêmicos e os desafios e experiências práticas dos negócios. A parceria oferece cursos aos alunos de pós-graduação da FGV e profissionais das empresas parceiras no consórcio.

O primeiro curso foi “Gestão Integrada de Negócios” e aconteceu no mês de maio na FGV no Rio de Janeiro, com carga horária de 35 horas.

Por meio do modelo de consórcio, a SAP e as empresas parceiras são responsáveis por ministrarem as disciplinas do curso, por meio de profissionais especialistas que atuarão como instrutores. As companhias também participam oferecendo o ambiente tecnológico, com ferramentas como o ERP SAP e cases de negócios. A Fundação é responsável pela estrutura pedagógica e infraestrutura.

Desiê Ribeiro, gerente-executiva de Educação e Gestão de Talentos da Vale, enfatiza a oportunidade de troca de conhecimento. “Os instrutores e participantes da Vale poderão se aproximar da academia e também de parceiros importantes na área tecnológica. Dessa forma, reforçamos também nossos processos internos de RH, já que os participantes foram indicados com base em seu desempenho na análise de carreira e sucessão”.

Para o professor Marcus Quintella, coordenador acadêmico dos MBAs da FGV, os pós-graduandos se aproximam do mercado. “Para os alunos, é uma rica oportunidade de verem como a base conceitual que eles aprendem na sua formação é aplicada no mundo real de negócios. Estamos trazendo a experiência prática para dentro da academia”, completa.

O primeiro curso promovido pelo consórcio abordará temas como análise de problemas, captura e análise de informações e tomada de decisão, sempre com uma visão integrada dos processos de negócio. O objetivo é que os estudantes aperfeiçoem a capacidade de obter e analisar informações para tomada de decisão eficiente.

Serão utilizados no curso estudos de caso, simulações e jogos empresariais como o Sim Game SAP, um simulador em que os participantes aprimoram suas habilidades e conhecimentos aplicados a atividades empresariais de forma muito estimulante. “A regra é simples: é vencedora a equipe que obtiver maior lucro. Com o Sim Game, eles se preparam para tomadas de decisões rápidas em um mercado que vai exigir deles conhecimento de alta tecnologia para acompanhar as mudanças cada vez mais velozes”, explica Kizze Silva, especialista da SAP que irá ministrar as aulas.

Foto: Divulgação SAP