Realidade virtual informa as crianças sobre uso seguro de escadas rolantes e elevadores

Screenshot 1Para as crianças, o sobe e desce dos elevadores e o vai e vem das escadas rolantes não são movimentos apenas de ir e vir. No universo lúdico infantil, esses equipamentos se parecem com brinquedos e, por isso, é muito comum pensarem que não tem problema subir e descer a escada rolante no sentido contrário ou brincar dentro do elevador.            

Porém, essas atitudes criam situações que podem colocar a segurança dos pequenos em risco, principalmente quando o adulto não está por perto para zelar por eles. Como não tem noção do perigo, a criança fica mais exposta.

Para orientar as crianças e conscientizar os pais sobre como usar de forma correta e segura os elevadores, as escadas e as esteiras rolantes, acontece no dia 07 de outubro, sábado, a ação Faça a Coisa Certa. Idealizada pela thyssenkrupp Elevadores, uma das maiores fabricantes de tecnologias de elevação e mobilidade urbana do Brasil, a ação está na 10ª edição e já faz parte do calendário de eventos da semana do Dia das Crianças de vários shoppings do país.

Este ano, a ação contará com um reforço especial para atrair a atenção das crianças: um jogo de realidade virtual. A partir do conceito de edutainment – entretenimento educativo, as crianças vão aprender se divertindo com um tutor e dois heróis: o Super Zero e a Segurita, personagens que já integram os materiais educativos da empresa para o público infantil. 

O jogo vai integrar as atividades da Faça a Coisa Certa em dois shoppings: Shopping Anália Franco, em São Paulo (SP), e Barra Shopping Sul, em Porto Alegre (RS). Os pequenos que visitarem esses locais vão vivenciar essa divertida experiência e ao mesmo tempo receber importantes dicas de segurança dos próprios colaboradores da empresa.

Realidade virtual: nova abordagem de aprendizado

Screenshot gPor meio de óculos de realidade virtual, o game leva a criança a um ambiente que estimula a sua imaginação, a partir de uma ilha flutuante, onde se encontra uma torre, similar a que a thyssenkrupp possui na Alemanha para testes de elevadores com 246 metros de altura. A partir deste universo, a criança é guiada até o topo da torre, encontrando pelo caminho os equipamentos de mobilidade que costuma usar no seu dia a dia (elevador, escada rolante e esteira rolante) e será desafiada a responder a algumas perguntas sobre o uso correto destes equipamentos.   

Durante todo o percurso, a criança receberá a ajuda de um tutor virtual e dos heróis Super Zero e Segurita, através de áudio e sinalizações no ambiente, além de orientações de como utilizar os equipamentos de forma segura.

O game, que tem duração de 4 minutos, foi desenvolvido com o software Unity, muito empregado na produção de jogos, e é assinado pela Blank Studio. Para a criação, a empresa fez uma pesquisa para entender qual a melhor interface de realidade virtual destinada ao público entre 6 e 12 anos, e focou o design na utilização de óculos de realidade virtual.

Prevenção

O público-alvo da ação são as crianças de 6 a 12 anos, os pais e os familiares responsáveis pela educação dos pequenos, como avós e tias, entre outros. No formato de blitz, equipes de funcionários da empresa que atuam na área de prestação de serviço de manutenção abordam a população com informações sobre o uso seguro dos equipamentos.

Em algumas cidades brasileiras, as crianças menores de 10 anos só devem usar o elevador se estiverem acompanhadas de um adulto, por determinação de leis municipais. No caso das escadas e esteiras rolantes, a Norma Brasileira (NBR NM 195/1999), determina o uso de avisos de alerta sobre situações de perigo nos locais onde os equipamentos estão instalados para chamar a atenção da população. Adesivos fixados junto às escadas rolantes também são usados para indicar as situações que são proibidas por Norma, como transportar o bebê no carrinho na escada rolante. 

Estudos da ONG Safe Kids Worldwide mostram que 90% dos acidentes com crianças podem ser evitados com medidas simples, como mudar o comportamento dos adultos, adequar os espaços para as crianças, criar e fiscalizar leis para inibir práticas inseguras, desenvolver e promover o uso de equipamentos de segurança e de políticas públicas que tenham a prevenção como objetivo. 

Para acessar os materiais da Faça a Coisa Certa basta clicar nos links:

Gibi: http://www.thyssenkruppelevadores.com.br/pt-BR/downloads/download/178/

Vídeos: http://www.youtube.com/user/SeuElevador

Fotos: Divulgação thyssenkrupp