Krones traz novidades em embalagens

A tendência para uma vinculação mecânica de vários equipamentos para formar uma só máquina segue valorizada no mercado. Por isso, a Kosme, subsidiária do Grupo Krones com sede em Roverbella, na Itália, desenvolveu o sistema Kosme 3Bloc, um conceito de bloco disponível em duas versões, uma para embalagens PET e outra para embalagens PEAD.

O sistema 3Bloc para PET é composto de três máquinas sincronizadas em série: sopradora, enchedora e rotuladora. A operação da rotuladora Flexa é flexível, processando etiquetas autoadesivas com um conjunto de rotulagem Flexa Sensicol ou rótulos envolventes com aplicação Roll Feed. Esta execução serve para garrafas PET cilíndricas e quadradas ou para recipientes de formas especiais. Seu rendimento máximo é de 16.000 garrafas por hora.

No caso de embalagens de PEAD, um posicionador de garrafas coloca os recipientes PEAD já confeccionados de pé e substitui a sopradora. Este modelo 3Bloc é capaz de processar até 25.000 garrafas por hora.

O sólido projeto técnico da Kosme 3Bloc convence principalmente por sua clara economia de energia em comparação com máquinas individuais, e também pela sua maior eficiência e conforto de utilização, graças à interface de usuário HMI.

A construção em bloco também tem um impacto positivo sobre o espaço de instalação necessário para as máquinas, que é bem menor, e os custos de investimento e operação. Exemplos disso são a eliminação dos transportadores entre as máquinas e a redução de tempo para troca de formato e manutenção.

Foto: Divulgação Krones