Krones investe em Centro Tecnológico próprio

krones2A Krones investiu cerca de 1,7 milhão de euros na construção de um Centro Tecnológico de cerveja na fábrica da Steinecker. Na cerimônia de lançamento da primeira pedra em Freising, na Alemanha, no dia 22 de maio, a alegria era grande, afinal a empresa poderá ter condições de realizar, em um futuro breve, uma série de atividades em suas próprias instalações, como criar brassagens especiais, testar as mais recentes tecnologias, efetuar análises de viabilidade e testes no campo, treinar funcionários e clientes etc.

“Em nossa cervejaria multifuncional, poderemos reproduzir todos os processos cervejeiros com todas as inovações e trabalhar com os clientes nos desenvolvimentos processuais de produtos. Com isto, a Krones Steinecker irá se distanciar grandemente da concorrência”, revela Heiko Feuring, diretor de Business Line Breweries da empresa.

 Sala de brassagem como chamariz no centro do terreno da fábrica
A nova atração chamará imediatamente a atenção dos visitantes: em frente aos portões, irá surgir atrás do estacionamento uma nova construção com uma área de 175 metros quadrados e seis metros de altura em betão (concreto) armado e com imponentes fachadas de vidro. Será a sala de brassagem para cinco hectolitros. Ao equipamento da adega pertencem seis tanques de fermentação para cinco hectolitros e dois para dez hectolitros.

Será efetuada uma reabilitação estrutural de um edifício contíguo existente de 260 metros quadrados. “Iremos substituir toda a tecnologia de instalações internas, parcialmente as placas de base, construiremos adicionalmente novas instalações sanitárias e criaremos as fachadas adequadas à nova construção”, esclarece Petra Lubek, que gerencia o projeto. Será criada uma sala de provas com bar de 33 metros quadrados, a partir da qual se poderá observar a sala de brassagem através de uma porta de vidro.

 Diversidade de uma cervejaria completa na fábrica
Da sala de provas se segue para outras salas, como laboratório, controle da qualidade, serviços, tratamento do malte, engarrafamento, tratamento de água, armazém e neutralização de águas residuais. “Se obtém em pequena escala a visão completa de toda uma cervejaria”, explica Christian Dörr, Breweries Quotation Process Engineering. Konrad Müller-Auffermann, Head of Breweries Product Development, complementa: “Queremos mostrar toda a nossa diversidade de produção”.

Desta forma, a Steinecker poderá apresentar futuramente seus desenvolvimentos não apenas em projetos de referência, mas também no seu próprio Centro Tecnológico. Mesmo as tentativas efetuadas anteriormente, na Universidade de Weihenstephan ou nos clientes, poderão ser realizadas nas próprias instalações. “Isso nos torna muito mais flexíveis”, afirma Christian Dörr.

Para Konrad Müller-Auffermann, muitos dos clientes da Steinecker gostam de experimentar coisas novas. “Agora terão a oportunidade de experimentar novas fórmulas conosco. Aqui também desenvolveremos processos para suas diferentes matérias-primas. O objetivo é unir ainda mais os clientes à nossa empresa.”

Nos treinamentos de funcionários e clientes também será possível transmitir à instalação tudo o que é possível fazer com a Botec em nível de comando técnico. Nos desenvolvimentos futuros poderão ser substituídas peças da instalação graças à estrutura modular. “O Centro Tecnológico será um elemento emblemático para nós. Nos alegramos pelo investimento em nosso local”, destaca Hans-Peter Liebl, vice-presidente do conselho da fábrica de Freising.

Doto: Divulgação Krones